Com três gols anulados do Rubro-Negro pelo VAR, Grêmio e Flamengo empatam no jogo de ida da semifinal da Libertadores

E deu empate. Grêmio e Flamengo fizeram o jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, e ficaram no 1 a 1 – o Rubro-Negro abriu o marcador com Bruno Henrique, com o Tricolor igualando com Pepê. A partida foi marcada por diversas polêmicas, com direito a três gols do Flamengo anulados com o auxílio do vídeo, o que provocou bastante reclamação por parte dos torcedores rubro-negros após ver a equipe comandada por Jorge Jesus dominar grande parte da partida fora de casa.

Com o resultado, o Flamengo terá a vantagem do empate em 0 a 0 na volta para ficar com a vaga na final. Um empate em 1 a 1 levará a disputa para os pênaltis – 2 a 2 em diante, o Grêmio se classifica. Quem vencer, se classifica. O jogo de volta da semifinal entre os brasileiros será no próximo dia 23 de outubro, no Maracanã – quem passar pegará na decisão da competição, em novembro, o vencedor de River Plate e Boca Juniors. Antes, pelo Campeonato Brasileiro, as equipes voltam a campo no fim de semana – enquanto o Tricolor recebe o Corinthians no sábado, o Rubro-Negro visita a Chapecoense no domingo.

PRESSÃO E VAR
Na era Jorge Jesus, o Flamengo joga da mesma forma fora de casa, como se estivesse no Maracanã. E não foi diferente nesta ida da semifinal da Libertadores diante do Grêmio. Aproveitando os espaços mais pela esquerda, o Rubro-Negro pressionava o Tricolor. Arrascaeta, aos oito minutos do primeiro tempo, tirou tinta da trave. Aos 19, Everton Ribeiro chegou a marcar, mas a arbitragem, corretamente, anulou com o auxílio do vídeo observando falta de Gabigol em Kannemann.

MAIS VAR E POLÊMICA
Pouco tempo após o primeiro gol anulado do Flamengo, aos 23, o Rubro-Negro chegaria a outro gol, desta vez com Gabigol, mas novamente foi invalidado pela arbitragem – desta vez por impedimento. Lance milimétrico, impossível de chegar a uma conclusão sem o uso do vídeo, como foi feito. As polêmicas seguiriam ainda antes do intervalo provocando a ira dos rubro-negros: aos 38, Michel deu solada em Gerson, o vídeo chamou recomendando a expulsão gremista, mas ficou barato, amarelo.

GRÊMIO ACORDA
O Flamengo seguiu pressionando nos minutos finais do primeiro tempo. Renato Gaúcho, depois de ver o Grêmio dormindo em campo nos 45 minutos iniciais, aproveitou o intervalo para dar um sacode e acordar seus jogadores. A estratégia, de certo ponto, deu certo na etapa final. Luan tentou, Alisson também, chegando a Everton Cebolinha e Matheus Henrique a perderem chances incríveis, com o goleiro Diego Alves fazendo milagres.

LÁ E CÁ!
A segunda parte da etapa final foi mais agitada, com um gol para cada lado e mais um outro anulado pelo vídeo. Aos 23 minutos, Bruno Henrique subiu nas costas de Rafael Galhardo após cruzamento de Arrascaeta, estufando as redes, Flamengo 1 a 0. Onze minutos mais tarde, Gabigol faria mais um pelo Rubro-Negro, mas novamente foi anulado pelo vídeo, o terceiro no jogo – desta vez, sem dúvidas. Bruno Henrique e Pablo Marí ainda tiveram chances de ampliar, até que o Grêmio empatou aos 42 com Pepê, depois de Cebolinha cruzar. Fim de papo, empate em 1 a 1, Flamengo merecia ter saído com a vitória, mas a decisão mesmo do classificado apenas no fim do mês.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 FLAMENGO

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 2/10/2019, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG) – Nota LANCE!: 5,0 (deixou de expulsar Michel no primeiro tempo e demorou muito no uso do vídeo)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Hernan Maidana (ARG)
Árbitro de vídeo: Mauro Vigliano (ARG)
Gramado: Bom
Público/renda: 47.947 pagantes/51.406 presentes/R$ 5.130.325,00
Cartões amarelos: Michel, Diego Tardelli, Kannemann (GRE) e Rodrigo Caio (FLA)
Cartão vermelho: –

GOLS: Bruno Henrique 23’/2ºT (0-1) e Pepê 42’/2ºT (1-1)

GRÊMIO: Paulo Victor, Rafael Galhardo, David Braz, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Michel (Maicon 36’/2ºT), Alisson (Pepê 36’/2ºT), Luan e Everton; Diego Tardelli (André 32’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê 47’/2ºT); Willian Arão, Gerson (Piris da Motta 27’/2ºT), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique (Vitinho 49’/2ºT) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Lancenet

Sobre o autor