Atacante marca dois gols em passes do meia, e Peixe se tranquiliza na tabela do Estadual; Mendoza também brilha
O Santos derrotou a Portuguesa por 4 a 0, na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Paulistão e se aproximou dos líderes do Grupo A na tabela. O centroavante Marcos Leonardo ‘expulsou’ a seca de gols neste domingo (19), enquanto o meia Lucas Lima deu duas assistências em seu segundo jogo com a camisa alvinegra em 2023. Mendoza também brilhou e anotou dois gols.
O Peixe chega aos 13 pontos no Estadual, um a menos que o Red Bull Bragantino — 2º colocado —, e à 3ª posição do grupo. Porém, o Massa Bruta ainda tem um jogo a menos e enfrenta o líder geral Palmeiras. Já a Portuguesa estaciona nos seis pontos e corre sérios riscos de rebaixamento.
GOL ‘A JATO’
O Santos não deu tempo para a Portuguesa respirar. Em jogada que parecia perdida, com pouco mais de um minuto de jogo, Sandry retomou a bola após perdê-la, abriu para João Lucas, que lançou em Mendoza. O colombiano ajeitou de cabeça, Marcos Leonardo protegeu, tabelou com Lucas Lima e empurrou para o fundo das redes.
PRIMEIRO TEMPO É DO PEIXE
Correndo perigo apenas em bolas aéres pontuais, o Santos foi quem ditou o ritmo da primeira etapa. E o maestro foi Lucas Lima, que arrancou em velocidade e deu nova assistência para o artilheiro Marcos Leonardo anotar o segundo gol dele e do Alvinegro na partida aos 17 minutos.
Depois, aos 32′, Ângelo disparou com facilidade pela direita, tocou para o camisa 9, que ajeitou para Mendoza empurrar para o gol descoberto. Além do 3 a 0, o volante Marzagão ainda foi expulso por dar cotovelada violenta em Sandry, que precisou ser substituído. Primeiro tempo soou como um pesadelo para os torcedores da Lusa.
SANTOS DONO DO JOGO
Com 3 a 0 no placar e um jogador a mais, o Alvinegro Praiano administrou o resultado. A Portuguesa só assustou em falha de Maicon na defesa, em que Eduardo Bauermann tirou a finalização em cima da linha. De resto, só deu Peixe, que ainda ampliou para 4 a 0 com mais um gol de Mendoza após cobrança de falta.
SEQUÊNCIA
Pela 11ª rodada do Estadual, o Santos tem um clássico contra o Corinthians no próximo domingo (26), às 16h. Antes, o time ainda enfrenta o Ceilândia na quinta-feira (23), em jogo válido pela Copa do Brasil.
Enquanto isso, a Portuguesa terá o São Bento como adversário, também no próximo domingo, às 20h40, no Canindé. A partida é válida pelo Paulistão.
SANTOS 4 x 0 PORTUGUESA
CAMPEONATO PAULISTA – 10ª RODADA
Data e horário: 19 de fevereiro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Italo Magno de Paula Andrade
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Público e renda: 10.588 pessoas e R$ 534.092,50
Cartões amarelos: Joaquim (Santos); Fabiano e Tauã (Portuguesa)
Cartão vermelho: Marzagão (Portuguesa)
GOLS: Marcos Leonardo (2x) e Mendoza (2x)
SANTOS
João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim (Eduardo Bauermann / 2T) e Felipe Jonatan (Lucas Pires / 10′ 2T); Dodi, Sandry (Rodrigo Fernández (38′ / 1T) e Lucas Lima (Daniel Ruiz / 29′ 2T); Ângelo, Marcos Leonardo (Rwan Secco / 29′ / 2T) e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann.
PORTUGUESA
Thomazella; Pará, Robson, Bruno Leonardo e Fabiano (Misael / 38′ 2T); Marzagão, Madison e Tauã (Hudson / 38′ 2T); João Victor (Thalysson / 26′ 2T), Paraizo (Richard / 2T) e Gustavo Ramos. Técnico: Gilson Kleina.
Retirado do Lancenet
Marcos Leonardo e Lucas Lima se abraçam após gol do Alvinegro (Foto: Divulgação/ Santos)