Com confusão no fim, Flamengo vence Botafogo em jogo atrasado e assume a liderança do Carioca

Clássico termina com pancadaria e expulsões. Com gol de Léo Ortiz, Rubro-Negro retoma a liderança da Taça Guanabara

O jogo

O Flamengo repetiu a dose da Supercopa do Brasil e venceu mais um clássico contra o Botafogo. Desta vez, em jogo atrasado da 7ª rodada da Taça Guanabara. No Maracanã, os comandados de Filipe Luís foram superiores ao adversário e fizeram por merecer o placar de 1 a 0, com gol de Léo Ortiz. De um lado, a vantagem poderia ser ainda maior se a pontaria rubro-negra estivesse em dia. Do outro, o Alvinegro vai se lamentar por Varela ter salvado em cima da linha o que seria o empate com Igor Jesus. Após a partida, uma briga generalizada resultou numa chuva de cartões vermelhos.

Briga generalizada!

Após o apito final, uma grande confusão tomou conta do Maracanã. Alexander Barboza e Gerson receberam cartões vermelhos e a pancadaria se estendeu, com vários focos no gramado e no túnel de acesso aos vestiários. Nas imagens, é possível ver o zagueiro Cleiton, também expulso, acertando um soco no rosto de Barboza. Os atletas rubro-negros reclamaram de provocações do zagueiro do Botafogo, enquanto os alvinegros criticaram uma possível afronta de Bruno Henrique. Teve briga até mesmo no túnel que dá acesso ao vestiário, com Alex Telles e Gregore tendo que ser segurados pelos seguranças. Mais expulsões podem ser citadas na súmula da partida.

Tabela e agenda

Com a vitória, o Flamengo subiu para 17 pontos, assumiu a liderança da Taça Guanabara e encaminhou a sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Só um desastre tira o rubro-negro da próxima fase. No sábado, a equipe volta a campo para mais um clássico: diante do Vasco, às 21h45, no Maracanã.

Já o Botafogo permanece na quarta colocação, com 12 pontos, e volta a campo no sábado para enfrentar o Boavista, às 19h, em Bacaxá.

Para lamentar

O Botafogo poderia ver a história da partida mudar se não fosse por um milagre de um defensor do Flamengo. Não, não foi do goleiro Matheus Cunha, mas sim do lateral Varela. Em cabeçada de Igor Jesus, livre na pequena área, o uruguaio salvou o que seria o empate do Alvinegro. Matheus Cunha já estava superado no lance.

Era pra expulsar?

A polêmica de arbitragem da partida ficou pela possível expulsão de De La Cruz, que acertou uma cotovelada no rosto de Matheus Martins. Os jogadores do Botafogo pediram o cartão vermelho, mas a arbitragem mostrou só o amarelo. Para o especialista de arbitragem dos canais Globo, PC Oliveira, o lance era para expulsão.

Preocupação

Filipe Luís poupou alguns jogadores do Flamengo, mas mesmo assim arrumou problemas. Juninho, que começou como titular no lugar de Bruno Henrique, sentiu uma lesão muscular logo nos primeiros minutos da partida e precisou ser substituído. O Flamengo vai avaliar a gravidade do problema.

Como foi o primeiro tempo?

Flamengo e Botafogo fizeram um clássico quente na primeira etapa, que começou bem jogado, mas depois caminhou para o excesso de faltas e princípios de confusões. O Rubro-Negro poderia ter aberto o placar logo no primeiro lance do jogo, quando Juninho saiu de cara para o gol e parou em John. O atacante, inclusive, foi substituído por um problema muscular.

O Flamengo foi dominante e teve mais chances de gol. Bruno Henrique, que substituiu Juninho, foi quem criou as melhores oportunidades. Porém, o ímpeto do rubro-negro foi diminuindo conforme o jogo passou a ser mais físico. Com muitas faltas, o Botafogo entrou na partida, apesar de não ter tido chances claras de marcar.

Como foi o segundo tempo?

Na volta para a segunda etapa, o Flamengo seguiu melhor e não demorou para abrir o placar. Após cobrança de falta de Arrascaeta, Danilo cabeceou para o meio da área e Léo Ortiz completou para as redes. Foi suficiente para o Rubro-Negro garantir a vitória.

Do outro lado, o Botafogo melhorou após a entrada de alguns reservas, principalmente Cuiabano, que foi o jogador do Alvinegro que levou mais perigo. Ainda assim, foi pouco em termos de futebol e tempo de jogo para conseguir empatar a partida.

No fim, uma briga generalizada tomou conta do gramado. Barboza e Gerson foram expulsos. Cleiton acertou um soco no rosto do atleta do Botafogo e também levou o vermelho.

✅ FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 0 Botafogo – Libertadores
CAMPEONATO CARIOCA – 7ª RODADA
📆 Data e horário:
 quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília);
📍 Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
🥅 Gol: Léo Ortiz, 9’/2ºT (0-1)
🟨 Cartões amarelos: Luiz Araújo (Flamengo); De la Cruz (Flamengo); Allan (Flamengo); Gregore (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo); Bruno Henrique (Flamengo); Alexander Barboza (Botafogo)
🟥 Cartão vermelho: Alexander Barboza (Botafogo)

FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Matheus Cunha; Wesley, Danilo, Léo Ortiz, Varela; Allan (Evertton Araújo), De la Cruz (Gerson), Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo, Juninho (Bruno Henrique) e Cebolinha (Pulgar)

BOTAFOGO (Técnico: Carlos Leiria)
John; Vitinho (Mateo Ponte), Danilo Barbosa, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore (Patrick de Paula), Marlon Freitas; e Allan (Newton); Savarino, Matheus Martins (Rafael Lobato) e Igor Jesus.

🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Bruno Mota Correia
🚩 Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito, Hugo Filemon Soares Pinto (assistentes) e Thiago Ramos Marques (quarto árbitro)
🖥️ VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho

Retirado do Globoesporte.com

(Foto: Lucas Bayer/

Sobre o autor