Brasil sai na frente, mas sofre dura derrota para Senegal em amistoso

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, Mané marca duas vezes e comanda vitória africana. Lucas Paquetá e Marquinhos fazem para a seleção comandada pelo interino Ramon Menezes

Depois de golear Guiné no primeiro compromisso desta data Fifa, o Brasil não teve vida fácil diante de Senegal em amistoso disputado no Estádio José Alvalade, na capital portuguesa, nesta terça-feira. Muito pelo contrário: depois de sair na frente, a seleção comandada pelo interino Ramon Menezes viu a adversária ser superior e aplicar 4 a 2 com brilho de Sadio Mané, que balançou a rede duas vezes. Marquinhos marcou uma vez contra e outra a favor, e Diallo e Lucas Paquetá também fizeram gols.

Fazia tempo…

A última vez em que a seleção brasileira sofreu mais de três gols no mesmo jogo havia sido no fatídico 7 a 1 contra a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. De lá para cá, só havia sofrido três em uma oportunidade, justamente no jogo seguinte, contra a Holanda, pela disputa do terceiro lugar.

O jogo

O Brasil começou bem e abriu o placar logo aos 10 minutos com gol de Lucas Paquetá, de cabeça, após cruzamento de Vini Jr. Principal arma brasileira no início da partida, o atacante do Real Madrid chegou a sofrer um pênalti, que acabou anulado por conta de impedimento. Senegal empatou com Diallo ainda antes do intervalo, aproveitando rebatida dentro da área.

No segundo tempo, os senegaleses conseguiram virar e ampliar vantagem rapidamente. Marquinhos marcou contra aos seis, e Mané, num lindo chute no ângulo, fez outro aos nove. O próprio Marquinhos descontou logo depois, mas o Brasil teve dificuldades na criação. Raphael Veiga, Rony e Pedro, que saíram do banco, pouco conseguiram fazer. No último lance da partida, Nicolas Jackson sofreu pênalti de Ederson, e Mané converteu para decretar o resultado.

Feito para se orgulhar

Das 88 seleções que já enfrentaram o Brasil ao longo da história, apenas duas não foram derrotadas. E Senegal é uma delas, ao lado da Noruega. O outro encontro havia acontecido em 2019, com empate por 1 a 1 em amistoso em Singapura.

E o Ancelotti?

A CBF dá como certa a contratação do técnico italiano, atualmente no Real Madrid, para comandar a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2026, mas ainda tem pendências a resolver com o técnico italiano. Veja o que sabemos sobre a situação.

Ramon Menezes, técnico do sub-20, comandou a seleção brasileira em três partidas e perdeu duas. Na estreia após a Copa do Mundo, havia sofrido 2 a 1 para Marrocos, em março.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 4 SENEGAL
AMISTOSO


Local:
 José Alvalade, Lisboa (POR)
Data e hora: 20 de junho de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Gustavo Correia (POR)
Assistentes: 
Rui Teixeira (POR) e Pedro Mota (POR)
Árbitro de vídeo: Hugo Miguel (POR)
Público e Renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Danilo e Éder Militão (Brasil); Ciss, Diatta e Jackson (Senegal)
Cartões vermelhos: –

GOLS: 1-0 Lucas Paquetá (10’/1T); 1-1 Dialló (21’/1T); 1-2 Marquinhos (contra) (6’/2T); 1-3 Mané (9’/2T); 2-3 Marquinhos (12’/2T); 2-4 Mané (51’/2T)

BRASIL
Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas (Alex Telles, 28’/2T); Bruno Guimarães, Joelinton (Raphael Veiga, 21’/2T) e Lucas Paquetá (André, 28’/2T); Vinicius Jr, Richarlison (Pedro, 11’/2T) e Malcom (Rony, 11’/2T). Técnico: Ramon Menezes.

SENEGAL
Diaw; Sabaly, Niakathé, Koulibaly e Jacobs; Ciss (Kouyaté, 36’/2T), Mendy e Gueyé (Diatta, 36’/2T); Sarr, Diallo (Jackson, 42’/2T) e Mané. Técnico: Aliou Cissé.

Retirado do Globoesporte.com

Joelinton Richarlison Brasil x Senegal (Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP)

Sobre o autor