Brasil atropela a Espanha e vai à semi da Copa do Mundo de futebol de areia

Seleção brasileira se impõe e supera espanhóis com gols de Rodrigo (duas vezes), Benjinha, Catarino, Teleco e Filipe. Hexacampeões encaram Portugal na semifinal

O Brasil segue em busca do heptacampeonato na Copa do Mundo de futebol de areia. Nesta quinta-feira (8), a seleção com mais títulos na história do torneio atropelou a Espanha e fez 6 a 0 em duelo válido pelas quartas de final, garantindo a vaga na semifinal da competição realizada na cidade de Vitória, capital de Seychelles.

O artilheiro Rodrigo marcou os dois primeiros gols da seleção brasileira ainda no primeiro período, dando a tônica do que seria a partida. No início da segunda etapa, Benjinha ampliou com um belo voleio e, nos últimos três minutos, o Brasil deslanchou – Catarino, o goleiro reserva Teleco e Filipe balançaram as redes, dando números finais ao jogo.

Agora, o Brasil enfrenta a seleção de Portugal em busca da vaga na final. A seleção portuguesa pegou o Japão também nesta quinta-feira e venceu por 7 a 6 para avançar de fase. Assim como a seleção brasileira, Portugal venceu todos os jogos na competição até aqui. A partida acontece às 12h30 (horário de Brasília) do sábado (10), com transmissão do sportv.

O jogo

O Brasil começou em cima da Espanha e perdeu duas chances claras no mesmo lance: na segunda, Lucão chutou e a bola bateu em um jogador espanhol que estava caído. Pouco depois, Mauricinho desperdiçou contra-ataque cara a cara com o goleiro e chutou torto, sem perigo.

Com 7 minutos e 48 segundos para o fim do primeiro tempo, Rodrigo abriu o placar para o Brasil. O goleiro Juanmi deu rebote em finalização rasteira, e o artilheiro chutou cruzado no canto direito para tirar qualquer possibilidade de defesa. Logo depois do gol, Mauricinho arriscou de bicicleta e a bola passou muito perto da meta espanhola.

Um minuto depois, Rodrigo marcou o segundo da Seleção. O camisa 9 recebeu um lançamento com a mão do goleiro Tiago Bobô, ajeitou com a esquerda e bateu na saída do goleiro para ampliar a vantagem. A Espanha passou perto de diminuir com belíssima bicicleta de Ardil, mas o arqueiro brasileiro salvou. Em seguida, os espanhóis desperdiçaram mais uma chance clara e perderam um gol sem goleiro.

A seleção brasileira iniciou bem o segundo período e fez o terceiro gol com dez minutos para o fim. E foi uma pintura: a equipe rodou a bola pelo alto no lado direito e achou Benjinha sem marcação do lado esquerdo – o camisa 2 acertou um belo voleio para estufar a rede espanhola. A Espanha chegou a carimbar a trave na sequência, mas o árbitro já tinha paralisado o lance por uma falta.

Os espanhóis tiveram mais uma boa chance em chute de Kuman, mas Tiago Bobô defendeu. Logo no contra-ataque, Edson Hulk sofreu uma falta perigosíssima, mas não aproveitou a chance de fazer o quarto e parou nos pés do goleiro Pablo López. Depois, o espanhol Oliver arriscou uma bicicleta com dois minutos para o fim do período e a bola passou rente à trave do goleiro brasileiro.

A reta final da segunda etapa foi equilibrada, com as duas equipes criando chances, mas sem conseguir marcar. A melhor chance foi brasileira: Brendo recebeu em boa posição e tentou duas vezes, mas parou em López em ambas.

A Espanha teve a primeira grande oportunidade do último período, mas a bicicleta de Chiky parou na zaga brasileira. A seleção europeia seguiu tomando as rédeas da etapa, mas o Brasil soube se segurar defensivamente na primeira metade e evitou outras grandes oportunidades. Na verdade, foi o time brasileiro que levou perigo: Benjinha arriscou uma bicicleta maravilhosa e só não fez o quarto porque López se esticou todo para defender.

O jogo seguiu morno, mas o Brasil chegou com outra bicicleta e quase ampliou a já boa vantagem. Desta vez, Brendo arriscou do canto esquerdo e a bola bateu no travessão. A Espanha também teve sua jogada acrobática com Batis, mas a tentativa passou ao lado do gol brasileiro.

Mas se havia a chance de reação espanhola, Catarino sepultou. Com três minutos para o fim, o camisa 4 fez jogada individual e bateu forte para superar o goleiro e marcar o quarto do Brasil. E ainda sobrou tempo para mais dois: primeiro, o goleiro Teleco soltou uma bomba de longe e marcou o quinto. Logo em seguida, Filipe surgiu livre e anotou o sexto para dar números finais ao confronto.

Retirado do globoesporte.com

Rodrigo comemora gol do Brasil contra a Espanha na Copa do Mundo de futebol de areia — Foto: Alex Grimm – FIFA/FIFA via Getty Images

Sobre o autor