Fogão dominou a maior parte da partida, mas parou em atuação inspirada de Walter
Botafogo e Cuiabá empataram em 0 a 0 neste sábado (9), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo sem gols foi válido pela 33ª rodada do Brasileirão e marcou o encontro entre líder e penúltimo colocados do torneio.
O duelo foi de amplo domínio botafoguense, como esperado, mas também de um Cuiabá muito inteligente defensivamente. Não à toa, o principal jogador do Dourado na partida foi o goleiro Walter, que conseguiu frear boa parte das estocadas do time mandante.
O resultado fica bastante frustrante ao líder do campeonato, que vê o Palmeiras se aproximar na ponta da tabela. Na sexta-feira (8), o Verdão venceu o Grêmio por 1 a 0 reduziu a diferença para quatro pontos. No dia 26, Botafogo e Palmeiras fazem duelo direto no Allianz Parque.
O Botafogo volta a campo no dia 20 de novembro, quando visita o Atlético na Arena MRV. O Cuiabá, no mesmo dia, recebe o Flamengo na Arena Pantanal.
Xerife de volta!
O Botafogo pôde contar com um importante retorno em sua escalação titular. O zagueiro Bastos, que cumpriu suspensão no duelo contra o Vasco, na última rodada, voltou a figurar no time titular montado por Artur Jorge.
Além da volta do angolano, que substituiu Adryelson, o treinador optou por manter toda a base do time considerado titular. Pelo lado do Cuiabá, Railan substituiu Lucas Fernandes.
O líder contra o desespero
O Botafogo entrou em campo defendendo a liderança, com 67 pontos – três de vantagem sobre o Palmeiras, vice-líder. Pontuar diante do Cuiabá se tornou indispensável à equipe carioca para manter uma vantagem acima de três pontos antes do jogo direto com o segundo colocado, em 26 de novembro, no Allianz Parque
A vida do Cuiabá é muito mais complicada. A equipe foi ao Estádio Nilton Santos com apenas 28 pontos, sete atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bragantino.
Jogo controlado
Como já era de se esperar, o primeiro tempo foi de um Botafogo com imposição diante de um Cuiabá bastante recuado. Ainda assim, o time carioca mostrou dificuldade para superar o bloqueio defensivo dos visitantes e finalizar as jogadas.
Não à toa, as equipes se equipararam em grandes chances de gol no primeiro tempo. Pelo lado do Dourado, Marllon ajustou de cabeça e viu a bola tomar o rumo do gol, não fosse corte providencial de Marlon Freitas no meio do caminho.
Pelo lado do Botafogo, a oportunidade mais clara parou em milagre de Walter. A equipe chegou ao campo de ataque através de ligação direta, que caiu nos pés de Thiago Almada. O argentino fuzilou da entrada da área, sozinho, e viu Walter espalmar.
Controle vira desespero
O Botafogo jogou tranquilo em boa parte do jogo, já que dava mostras de que naturalmente conseguiria abrir o placar no Nilton Santos. Com o passar do tempo, porém, a postura foi se alterando e um jogo tranquilo passou a ficar nervoso.
Lançando-se ao ataque a qualquer custo, Artur Jorge fez mudanças que escancararam a sede pelo gol. Na linha defensiva, Cuiabano entrou no lugar de Alex Telles e foi praticamente um ponta. Mais à frente, Júnior Santos substituiu Almada e compôs dupla de ataque com Igor Jesus.
Botafogo 0x0 Cuiabá
Botafogo
John; Vitinho (Eduardo), Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas e Almada (Júnior Santos); Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus – Técnico: Artur Jorge.
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Bruno Alves e Ramon; Filipe Augusto, Denilson e Raylan; Derik Lacerda, Clayson (Lucas Mineiro) e Isidro Pitta – Técnico: Bernardo Franco.
Motivo: Jogo da 33ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 9 de novembro de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (FIFA-PE);
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Schumacher Marques Gomes (PB);
VAR: Wagner Reway (Fifa-ES).
Gols:
Cartões amarelos:
Dérik Lacerda, Bruno Alves, Ramon e Denílson, do Cuiabá
Foto; Jorge Rodrigues ( AGIF)