Arbitral confirma nova fórmula do Carioca e outras mudanças para 2016

Rubens Lopes (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Rubens Lopes comandou reunião (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)

Os clubes da Série A do Carioca aprovaram na tarde desta quinta-feira, em arbitral na Ferj, a mudança de formato do Estadual para os próximos dois anos (2016 e 2017).

Com isso, a competição terá 16 participantes, mas, diferentemente das duas edições anteriores, terá dois grupos de oito (turno único, oito rodadas, sendo times do A x times do B). Os quatro melhores de cada chave avançarão para a disputa da Taça Guanabara (mais sete rodadas, chamado Grupo C). Os quatro melhores avançarão às semifinais e dois serão finalistas (mata-mata com ida e volta). Ao todo, serão 19 datas. Com essa medida, haverá mais clássicos. A vantagem de dois empates só valerá nas semifinais do Estadual.

Os oito eliminados da primeira fase vão para um chamado Grupo D. Os dois piores serão rebaixados. Os dois melhores do Grupo D entrarão na disputa da Taça Rio, que começara com o modelo de semifinais. Com eles, disputarão o título o quinto e sexto colocados da Taça Guanabara (Grupo C).

Além de definir a fórmula de disputa, o arbitral serviu para a confirmação de outras novidades no Carioca. A Ferj aboliu a cobrança da taxa de 10% da renda bruta das partidas entre clubes pequenos.

Em 2016, já que os clubes podem ficar sem Maracanã e Nilton Santos por causa de possíveis intervenções para os Jogos Olímpicos, a Ferj deu aval para que os clubes, se houver acordo entre as partes, poderá ser realizado fora do estado.

TABELA

No Grupo A, ficaram Vasco, Fluminense, Portuguesa, Cabofriense, Bangu, Boavista, Macaé e Resende. Na primeira fase, esses times vão enfrentar os integrantes do Grupo B, que são Flamengo, Botafogo, Madureira, Tigres, América, Friburguense, Volta Redonda e Bonsucesso. O primeiro clássico será na quarta rodada: Flamengo x Vasco.

Lancenet

Sobre o autor