Após reclamação do Paysandu, FPF marca reunião para discutir possíveis mudanças no Parazão

Segundo presidente da entidade, encontro deve ocorrer na quarta (20) ou quinta-feira (21)

Após o Paysandu questionar a fórmula de disputa do Parazão 2021, a Federação Paraense de Futebol (FPF) vai promover uma nova reunião com os clubes. Segundo a entidade, a encontro deve ocorrer na quarta (20) ou quinta-feira (21) desta semana. Em conversa com a equipe de O Liberal, o presidente da FPF, Adélcio Torres, revelou o posicionamento da entidade:

” [A atual tabela] foi aprovada pela maioria dos clubes e o Paysandu mandou uma sugestão de uma nova tabela. Nós respondemos que para trocar a tabela pela a que eles sugeriram, teríamos que fazer uma nova reunião, para poder conversar entre os clubes, para ver se conseguimos aprovar ou essa do Paysandu ou unir as duas”, disse. “Mas isso [possível mudança] precisa da anuência dos clubes. Vamos ter essa nova Assembleia Geral do Conselho Técnico e vamos discutir o formato.”

Disparidade

Segundo o Paysandu, o atual formato de dois grupos de seis equipes “não preserva a parte financeira dos clube, vez que os excessivos números de datas geram, de forma inevitável, severo prejuízo às agremiações”. Caso não seja possível adotar a proposta acima, a ideia seria a correção no que o clube vê como disparidade em relação ao Remo.

Nos cálculos de logística apresentados pelo Paysandu – somando o primeiro e segundo turno -, o Remo percorrerá apenas 821 km rodoviários. Enquanto o Paysandu terá que percorrer 1.873 km rodoviários. Ou seja, seria 1.052 km a mais que o rival e 18h a mais de voo.

Proposta

A proposta sugerida pelo Paysandu, na tentativa de solucionar o suposto problema, seria: três grupos de quatro equipes (jogos de ida e volta), sendo que as equipes de um grupo enfrentariam dos outros dois. Os dois melhores de cada chave se classificariam às quartas de final e os dois melhores terceiros.

O Liberal

Sobre o autor