O Brasil perdeu um de seus mestres da música. O cantor e compositor Moraes Moreira foi encontrado morto, na madrugada desta segunda-feira, em sua casa. Aos 72 anos, ele morava na Gávea, Rio de Janeiro, e o corpo foi achado por uma assistente domiciliar.
Ele morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.
Torcedor fanático do Rubro-Negro, Moraes Moreira deu uma entrevista em 2016, ao “SporTV’, revelando seu carinho pelo time carioca. Nascido no interior da Bahia, em Ituaçu, ele afirmou ser simpático ao Bahia, mas ama o Flamengo por influência das transmissões de jogos do Rubro-Negro, feitas através do rádio.
– Eu ouvia as rádios Globo, Tupi, Mayrink Veiga, lá do interior. Conheci o Rio de Janeiro, Laranjeiras, tudo, conheci antes, lá. Eu sou Flamengo, não sou Bahia, nem Vitória. Sou simpático ao Bahia – disse, em participação nos “Extra Ordinários”, antigo programa do “SporTV”.
– Meus amigos eram Zico, Paulo César Caju, Afonsinho. Jairzinho e Brito jogaram no time dos Novos Baianos. Eu fiz quatro ou cinco músicas para o Zico. Os Novos Baianos misturavam futebol e música, era a tradução dos Novos Baianos. Música e futebol eram os amores da nossa vida – lembrou ele, que ainda dedicou música para ao craque quando ele foi negociado com a Udinese.
Além de homenagens ao Flamengo e a Zico, Moraes Moreira mostrou sua admiração pelo futebol em outra área. No embalo da Seleção Brasileira que partia para a Copa do Mundo de 1982, ele lançou a faixa “Sangue, Suingue e Cintura”
Em 1990, no disco “Moraes e Pepeu” (que ele fez em parceria com Pepeu Gomes”, a expectativa por um título da Seleção Brasileira voltou a ser tema de música. Ambos gravaram “Brasil Campeão”, música que falava sobre o Mundial da Itália e depositava fichas em craques como Bebeto, Romário e Careca.
O futebol também rendeu um dueto entre Moraes Moreira e seu filho Davi Moraes. No especial “Casa de Brinquedos”, exibido pela Rede Globo em 1983, os dois interpretaram “A Bola”, música de Toquinho e Mutinho. A letra reunia jogadores de várias décadas como Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Rivellino, Tostão, Jairzinho, Sócrates, Zico e Falcão.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do músico e ilustre rubro-negro Moraes Moreira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. #CRF lancenete