Time chileno vence em casa e larga em vantagem na eliminatória
O América-MG foi derrotado por 2 a 1 pelo Colo-Colo (CHI), na noite desta terça-feira (11), no Monumental de Santiago, pelo jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. Para se classificar direto, o Coelho precisa vencer por um placar de dois gols de diferença no jogo de volta. Em caso de vitória por um gol de vantagem, a vaga será decidida nos pênaltis.
O duelo entre chilenos e brasileiros começou com a intensidade alta no Monumental de Santiago. Com chuva e um campo pesado, o confronto se desenhou em um forte jogo físico e de muita marcação. Jogando em seus domínios, o Colo-Colo, já nos minutos iniciais, detinha cerca de 70% de posse de bola e buscava a iniciativa na partida. No entanto, o América-MG, compacto no seu campo de defesa, dificultava a vida do time chileno.
Ao decorrer do primeiro tempo, os donos da casa atacavam preferencialmente pelo lado direito, com Thompson sendo acionado a todo momento pelos companheiros de equipe. O Coelho, por sua vez, investia em contra-ataques imediatos a recuperação da posse de bola, mas sem sucesso na sequência de construção das jogadas.
A etapa complementar começou tão movimentada quanto o início da primeira, mas desta vez, com balançada de rede. Após lançamento feito para o ataque e Wanderson perder a dividida, Gil recebeu dentro da área e soltou a bomba para estufar as redes de Pasinato e abrir o placar para os donos da casa em Santiago.
Após o gol, o Colo-Colo dominou a posse de vez, assumiu o controle da partida, mas começou a esfriar o jogo trocando passes no campo de defesa. No entanto, não demorou para a estrela de Gil brilhar novamente. O meia recebeu a bola de costas para o gol, girou e finalizou colocado, no ângulo, para ampliar o confronto. E já nos acréscimos, o Coelho diminuiu no final com um golaço de Alê, colocado no ângulo no Monumental de Santiago, melhorando o resultado que o clube mineiro leva para Belo Horizonte para o jogo de volta.
O jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, que decide a vaga na próxima fase da competição, acontece na Arena Independência, em Belo Horizonte, na próxima terça-feira (18), às 19h.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
COLO-COLO 2×1 AMÉRICA-MG
Data: 11 de julho de 2023 (terça-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Estádio Monumental David Arellano, Santiago (CHI)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailosky e Sebastian Rainieri (ambos da ARG)
Árbitro de vídeo – VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Éder (AME), Rodriguinho (AME), Opazo (COL), Bouzat (COL), Rodrigo Varanda (AME)
Cartões vermelhos: Não há
Gols marcados: Leonardo Gil aos 02’/2°T (1-0) e aos 17’/2°T (2-0) e Alê aos 47’/2°T
COLO-COLO (Técnico: Gustavo Quinteros)
De Paul; Óscar Opazo, Falcón e Saldivia; Agustín Bouzat, Fuentes, Pavez e Leonardo Gil (Wiemberg, aos 41’/2°T); Thompson (Fabián Castillo, aos 01’/2°T), Pizarro (Benegas, aos 41’/2°T) e Palacios.
AMÉRICA-MG (Técnico: Vagner Mancini)
Matheus Pasinato; Wanderson (Emmanuel Martínez, aos 26’/2°T), Júlio, Éder e Nicolas; Alê, Rodriguinho (Marlon, aos 35’/2°T) e Breno (Juninho, aos 26’/2°T); Matheusinho (Everaldo, aos 214’/2°T), Rodrigo Varanda e Mastriani (Wellington Paulista, aos 14’/2°T).
Retirado do Lancenet