O América-AM conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e, desta forma, assegurou a realização da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Guarany, em Sobral, no Ceará. A partida foi confirmada pela CBF para o mesmo horário previamente marcado (18h de Brasília deste domingo).
Mais cedo nesta sexta, o América-AM foi punido pelo STJD com a perda dos pontos de um dos jogos da fase semifinal, contra o Madureira (vitória por 3 a 1). Com isto, os manauras estariam eliminados da Série D e haveria até a hipótese de o time carioca tomar seu lugar na final. Entrentanto, o América impetrou recurso e, como obteve efeito suspensivo, assegurou a realização da decisão. Uma ressalva, entretanto, é que o campeão da Série D não será homologado enquanto o Pleno do STJD não julgar o recurso.
No jogo de ida, em Santarém, América e Guarany empataram por 1 a 1. Com isso, o time de Sobral leva a vantagem de poder empatar sem gols no jogo de volta (gol fora de casa é critério de desempate).
Independentemente do resultado do julgamento do recurso, o América-AM, assim como Guarany-CE, Madureira-RJ e Araguaína-TO já asseguraram acesso à Série C de 2011.
América foi punido porque colocou no banco de reservas do segundo jogo semifinal contra o Madureira o atleta Fofão, que deveria cumprir suspensão (tinha levado o terceiro cartão amarelo). Desta forma, o clube amazonense infringiu o artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (escalar atleta em situação irregular).