O Grêmio está próximo de disputar mais uma semifinal de Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, no Estádio Monumental José Fierro, na Argentina, o Tricolor não deu chances ao Atlético Tucumán e se aproximou da próxima fase da competição continental. O 2 a 0 foi construído após bela atuação de Alisson, que abriu o placar e ainda deu assistência para o gol marcado por Everton.
Agora, os gaúchos podem perder até por um gol de diferença que avança à próxima fase. Os argentinos, por sua vez, precisam vencer por três gols. Caso devolvam o placar, a vaga será decidida nos pênaltis. O duelo da volta acontece no dia 2 de outubro, na Arena, em Porto Alegre.
Sem tomar conhecimento do Grêmio, o Atlético Tucumán foi para cima nos primeiros minutos e promoveu um verdadeiro abafa em cima do atual campeão da América. Com apoio dos seus torcedores que lotaram o estádio, a principal jogada do time argentino era na bola aérea e o Tricolor encontrava dificuldades para marcar.
Pouco inspirado no ataque, o trio formado por Everton, Luan e Alisson pouco explorava os espaços. O mais acionado era Cebolinha, mas quando invadiu a grande área escorregou e tirou Renato Gaúcho do sério.
Com o passar do tempo, a panela de pressão argentina foi esfriando e o Grêmio se soltou em campo. Aos 34, após cobrança de falta, Cícero ajeitou de cabeça e Alisson, sozinho, pegou de primeira de balançar as redes: 1 a 0.
Nos minutos finais da primeira etapa, o VAR entrou em ação. Gervásio Núñez pisou de maneira criminosa em Alisson e recebeu cartão amarelo. Wilmar Roldán foi avisado pelo árbitro de vídeo sobre o lance e checou a repetição com o auxílio da tecnologia. Após assistir ao lance, o árbitro resolveu expulsar o jogador argentino.
Na etapa final o Grêmio foi inteligente. Enquanto o Tucumán tentava na base da vontade, o Tricolor esfriava o jogo e trocava passes com inteligência. Com paciência para trabalhar a bola, Leonardo achou Alisson, que invadiu a área e cruzou na medida para Everton completar e ampliar a vantagem: 2 a 0.
O segundo gol foi um baque muito grande nos donos da casa que não conseguiam reagir. O mais lúcido era Luis Rodrígues, que ainda tentava levar a equipe, mas sozinho não conseguia resolver os problemas do Tucumán.
Satisfeito com o resultado, o Grêmio chamava o rival para o seu campo de defesa e por muito pouco não levou um gol. Após cabeçada para dentro da área, Acosta se antecipou a Grohe e mandou para fora.
Nos minutos finais, o Grêmio conseguiu controlar de vez o Atlético Tucumán e saiu de campo festejando o excelente resultado fora de casa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO TUCUMÁN 2 x 0 GRÊMIO
Local: Monumental José Fierro, Tucumán (ARG)
Data-Hora: 18/9/2018 – 21h40
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Cristian De La Cruz (COL) e Jhon Alexander León (COL)
Público/renda: pagantes/R$
Cartões amarelos: Bianchi, Leandro Díaz (ATL) Kannemann, Maicon, Cortez (GRE)
Cartões vermelhos: Gervásio Núñez (ATL)
Gols: Alisson (34’/1ºT) Everton (9’/2ºT)
ATLÉTICO TUCUMÁN: Lucchetti; San Román, Bianchi, Cabral e Abero; Aliendro (Mauro Matos, aos 28/2ºT), Mercier, Acosta e Noir (Gervásio Núñez, aos 6/1ºT); Luis Rodríguez e Leandro Díaz (David Barbona, aos 39/2ºT). Técnico: Ricardo Zielinski.
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Thaciano, aos 24/2ºT), Cícero e Ramiro; Luan (Douglas, aos 34/2ºT), Everton e Alisson (Pepê, aos 31/2ºT).Técnico: Renato Gaúcho.
Lancenet