Português passou pelo Bahia em 2023 e agora terá a missão de comandar o Alvinegro, que ficou 55 dias sem um treinador principal
Renato Paiva é o novo treinador do Botafogo. O português, que mora no Rio de Janeiro, é esperado no Estádio Nilton Santos para assistir ao jogo contra o Racing, na noite desta quinta-feira, pela Recopa Sul-Americana, ao lado de John Textor, dono da SAF Alvinegra.
O clube carioca não tinha um nome na posição principal da comissão técnica havia 55 dias, desde o anúncio da saída de Artur Jorge para o Al-Rayyan, do Catar, em 3 de janeiro.
O último trabalho de Renato Paiva, de 54 anos, foi no Toluca, do México, do qual saiu no início de dezembro de 2024. No Brasil, ele comandou o Bahia em 2023. No Tricolor de Aço, foram 19 vitórias em 49 partidas disputadas.
A negociação foi acertada nas últimas horas. O “ok” de Renato Paiva chegou quando Textor estava concentrado com a delegação alvinegra para o jogo contra o Racing. O norte-americano chegou ao Rio de Janeiro na quarta-feira.
Renato Paiva começou a carreira trabalhando nas categorias de base do Benfica em 2004, inicialmente como auxiliar. No clube português, passou pelas categorias sub-14, sub-16, sub-17 e sub-19, além do Benfica B.
Seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal foi em 2021, quando assumiu o Independiente del Valle, do Equador, e conquistou o campeonato nacional. Acertou com o León, do México, no meio de 2022, mas pediu demissão depois de apenas 18 jogos.
Em 2023, Paiva assumiu o Bahia, foi campeão estadual, mas acabou demitido após maus resultados na briga contra o rebaixamento do Brasileirão. Em dezembro de 2023, foi contratado pelo Toluca, do México, no qual ficou por um ano.
Quase dois meses sem treinador
A busca do Botafogo por um treinador durou quase dois meses. O primeiro nome com quem Textor negociou foi André Jardine, do América-MEX, que recusou a proposta. Depois, os estrangeiros Tata Martino, Rafael Benítez e Roberto Mancini entraram na mira, mas recusaram por diferentes razões.
Há 10 dias, o português Vasco Matos chegou a ter acordo encaminhado com o clube carioca, mas as conversas caíram nos últimos momentos por causa da licença de treinador do comandante do Santa Clara. Tite também conversou com Textor, mas a negociação não avançou.
Nos últimos dias, o dono da SAF alvinegra se reuniu com Hernán Crespo, mas não houve acordo com o argentino.
Retirado do Globoesporte.com
Foto: Hector Vivas/Getty Images