Luiz Henrique decide trocar o Botafogo pelo Lyon

Destaque do Glorioso na temporada, jogador deixará o futebol brasileiro

Um dos destaques do Botafogo em 2024, Luiz Henrique decidiu deixar o clube na próxima temporada. O atacante, eleito o Rei da América neste ano, vai para o Lyon, que também pertence a John Textor.

Luiz Henrique chegou ao Botafogo no começo deste ano e conquistou os títulos da Libertadores e do Brasileirão. Ele marcou 12 gols em 55 jogos com a camisa alvinegra.

Nos últimos meses, Textor disse algumas vezes que a decisão sobre a permanência de Luiz Henrique seria do próprio jogador, que se torna o segundo titular a deixar o Botafogo. O outro é Almada, que também vai para o Lyon. Na festa do título da Libertadores, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, Textor deu a seguinte resposta ao ser perguntado se Luiz Henrique ficaria no Glorioso em 2025.

— Ele tem uma escolha, certo? O que fazemos na Eagle é trazer jogadores, pedir a eles que vençam campeonatos e então honramos o caminho deles. A decisão é dele.

Não está descartada a hipótese de Luiz Henrique defender outro clube europeu caso chegue uma proposta considerada satisfatória pelo Lyon, que vive crise financeira. No entanto, a intenção de momento é vestir a camisa do clube francês. A saída do jogador do Botafogo foi publicada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande.

Consultada pelo ge, a diretoria do Botafogo não confirma a transferência do atleta, mas a reportagem apurou que a decisão de Luiz Henrique está tomada. Depois da derrota para o Pachuca, no dia 11, na Copa Intercontinental, em Doha, o jogador viajou para Lyon e conheceu as dependências do novo clube. Ele assistiu à vitória da equipe sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 2, no dia 12, pela Liga Europa.

O Lyon vive situação financeira delicada. No dia 15 de novembro, a Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) proibiu o clube de contratar na janela de janeiro e anunciou que vai rebaixá-lo ao fim da temporada do Campeonato Francês se o Lyon não melhorar as finanças.

Textor busca maneiras de evitar o transfer ban e o rebaixamento ao fim da temporada. Nesta quarta-feira, por exemplo, o Lyon anunciou que vendeu Jeffinho ao Botafogo por 5,3 milhões de euros (R$ 33,9 milhões). O atacante estava emprestado ao clube carioca em 2024, mas pouco atuou devido a uma lesão. A negociação é fundamental para a saúde financeira da equipe francesa.

O Lyon ocupa a 5ª posição no Campeonato Francês, com 25 pontos em 15 jogos. Líder da competição, o PSG soma 40 pontos em 16 partidas. Na Liga Europa, a equipe ocupa a quarta posição disputadas seis das oito rodadas da fase de liga. As oito primeiras passam diretamente para as oitavas de final.

Apesar da chegada de Almada e Luiz Henrique, espera-se a saída de alguns jogadores do clube francês em janeiro, para fazer caixa e cumprir as exigências da DNCG.

No Botafogo, os dois são os principais nomes de uma lista de saídas que já conta com 11 jogadores e o técnico Artur Jorge. Os outros atletas são o goleiro Gatito Fernández, o lateral-direito Rafael, os zagueiros Adryelson e Pablo, os laterais-esquerdos Marçal e Hugo e os meio-campistas Tchê Tchê, Eduardo e Romero.

O Botafogo ainda não fez contratações para a próxima temporada, mas a diretoria está no mercado em busca de jogadores e treinador. Entre os atletas na mira do clube, estão o zagueiro Jair (Santos), o lateral-esquerdo Luan Cândido (Bragantino) e os meio-campistas Bitello (Dínamo de Moscou), Marlon Gomes (Shakhtar Donetsk), Almirón (Newcastle) e Muniain (San Lorenzo).

Retirado dom Globoesporte.com

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Sobre o autor