Em jogo tenso, Raposa vence por 2 a 1, leva para os pênaltis e se classifica para a próxima fase da competição
O Cruzeiro precisava anotar dois gols de diferença para se classificar diretamente às quartas de final da Copa Sul-Americana. Uma missão a princípio complicada, já que enfrentava um adversário cascudo e tradicional como o Boca Juniors. Porém, incrivelmente, aos 19 segundos de partida, o lateral-direito da equipe argentina Advíncula foi expulso por uma forte entrada no tornozelo de Lucas Romero.
O novo cenário criado de maneira tão repentina mudou os rumos da partida. O Cruzeiro se lançou à frente e o Boca se acuou em seu campo. Pressionando a saída de bola argentina, Lautaro Díaz roubou a posse, que sobrou para Matheus Pereira. O camisa 10 cruzeirense chutou forte e o goleiro Romero rebateu nos pés de Matheus Henrique, que empurrou para as redes.
Alguns minutos depois, após cobrança de escanteio e confusão na área, Walace arrematou e a bola desviou na zaga xeneize, matando o goleiro Romero. 2 a 0 Cruzeiro.
Ofensivamente, o Cruzeiro teve uma queda na segunda metade do 1º tempo. Deu a bola ao Boca, que conseguiu criar algumas jogadas de perigo, com Zenón e Giménez. A trave ainda salvou os argentinos, em uma bela finalização de Lautaro Díaz, a última do Cruzeiro na primeira etapa. Nos acréscimos. o mesmo Giménez diminuiu para os boquenses.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final foi diferente do que muitos imaginavam. Mesmo com 1 jogador a mais, a Raposa demonstrou dificuldade e insegurança em ter a bola e na construção de jogadas. A única chance de perigo do Cruzeiro veio em um toque genial de Matheus Pereira, que encobriu Romero e carimbou delicadamente a trave. Fora isso, foi um segundo tempo amarrado, sem muitas oportunidades de ambos os lados. Resultado final de 2 a 1, que levou a decisão para as penalidades.
PÊNALTIS
Nas cobranças, a emoção continuou. Das dez batidas no toal, nove foram convertidas. O Cruzeiro acertou o alvo em todos os seus chutes. O Boca desperdiçou sua última, com Merentiel, que jogou por cima do gol. 5 a 4 nas cobranças e Cruzeiro classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
Agora, a Raposa enfrenta o Libertad do Paraguai pelas quartas de final da Sul-Americana, em busca de mais um título internacional para a sua sala de troféus.
Cruzeiro classificado nos pênaltis!
Com cobranças praticamente perfeitas, Cruzeiro e Boca decidiram a vaga nos pênaltis. Na última batida, Merentiel isolou e o time celeste passou de fase: 5 a 4!
- William (Cruzeiro 1×0)
- Rojo (Boca 1×1)
- Matheus Henrique (Cruzeiro 2×1)
- Lema (Boca 2×2)
- Marlon (Cruzeiro 3×2)
- Lautaro Blanco (Boca 3×3)
- Dinenno (Cruzeiro 4×3)
- Figal (Boca 4×4)
- Barreal (Cruzeiro 5×4)
- Merentiel isolou! (Cruzeiro 5×4)
Cruzeiro 2×1 Boca Juniors-ARG (5×4 nos pênaltis)
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Marlon); Lucas Romero (Barreal), Walace (Kaio Jorge), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Dinenno. Técnico: Fernando Seabra.
Boca Juniors-ARG
Sergio Romero; Luis Advíncula, Cristian Lema, Marcos Rojo e Lautaro Blanco; Pol Fernández (Tomás Belmonte), Cristian Medina, Agustín Martegani (Nicolás Figal) e Kevin Zenón (Gary Medel); Miguel Merentiel e Milton Giménez (Marcelo Saracchi). Técnico: Diego Martínez.
Banco de reservas: Leandro Brey, Exequiel Zeballos, Juan Ramírez, Lucas Janson, Lautaro Di Lollo, Brian Aguirre, Jabes Saralegui e Julian Ceballos.
Gols: Matheus Henrique (8 min do 1T) e Walace (20 min do 1T), do Cruzeiro; Milton Giménez (47 min do 1T), do Boca Juniors
Cartões amarelos: Lautaro Blanco, Pol Fernández, Kevin Zenón e Milton Giménez (Boca Juniors); Zé Ivaldo, Matheus Pereira e Matheus Henrique (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Advíncula (Boca Juniors)
Renda: R$ 4.596.569,00
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Jhon Leon (COL) e Jhon Gallego (COL)
Árbitro de vídeo (VAR): Juan Lara (CHI)
Público: 58.323 pessoas
Retirado Portal terra.com.br
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro / Esporte News Mundo