Equipe alvinegra abre 2 a 0, vê rival empatar em três minutos e ainda ter um gol anulado pelo VAR nos acréscimos; resultado do primeiro jogo classifica Glorioso
Confiante, a torcida do Palmeiras estampou um mosaico, nesta quarta-feira (21), no Allianz Parque. Time da virada, dizia a mensagem. No sistema do som, o locutor lembrava do 4 a 3 sobre o Botafogo na Série A do Brasileiro do ano passado. Mas, dessa vez, não houve pacto alviverde. O time de Abel Ferreira até que assustou na reta final ao empatar o jogo em um intervalo de três minutos e depois ter um gol anulado, porém foi o Glorioso quem avançou às quartas de final da Copa Libertadores, com um empate em 2 a 2.
Os gols de Igor Jesus e Savarino mostraram, inicialmente, um Glorioso mais efetivo no segundo tempo, depois de o Alviverde dominar e perder chances na etapa inicial. Foi só na reta final do confronto que Flaco López descontou seguido de Rony. Mas, com o placar de 2 a 1 do primeiro duelo, foi o time alvinegro quem levou a melhor.
Nas quartas de final, a equipe carioca encara o vencedor de São Paulo e Nacional-URU, que se enfrentam nesta quinta-feira (22). A nova eliminatória acontece apenas em setembro. O primeiro duelo está marcado para a semana do dia 18, enquanto a volta fica para a semana do dia 25.
Próximas partidas
Agora, Palmeiras e Botafogo retomam a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O Verdão volta a campo neste sábado (24), às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Cuiabá, no Allianz Parque. Já o Glorioso visita o Bahia neste domingo (25), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova.
O jogo
Palmeiras e Botafogo entraram em campo com um contraste nas escalações. O Verdão modificou seis peças em relação ao primeiro duelo, enquanto o Alvinegro manteve a formação.
Na trave!
Com esses desenhos, foi o Botafogo quem conseguiu se impor melhor nos primeiros 15 minutos. A equipe carioca, mesmo com a vantagem inicial, conseguiu trocar passes e prender o Palmeiras no campo de defesa.
Logo aos quatro minutos, o time de Artur Jorge acertou a trave em um lindo chute colocado de Savarino. Enquanto isso, o Palmeiras apostava em ligações rápidas para Flaco López, mas o argentino sentiu dificuldade em se desvencilhar da marcação.
Caminho pela direita
Depois, o Palmeiras passou a encontrar boas soluções no lado direito ofensivo puxado por Estêvão e Richard Ríos. A partir de então, dominou o jogo e ainda contou com um problema físico do atacante Luiz Henrique, com dores na panturrilha, para diminuir o poder do fogo do rival.
Aos 21 e 32, Flaco López teve duas boas chances originadas justamente na ponta direita. Já no fim da etapa inicial, o time alviverde também conseguiu assustar com uma falta cobrada por Felipe Anderson do lado esquerdo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Palmeiras continuou em cima e quase conseguiu abrir o placar novamente com Flaco López, mas John fez boa defesa logo no primeiro minuto.
Gol do Botafogo!
Sem efetividade, os alviverdes foram punidos. Aos dez minutos, pelo lado direito, o Botafogo cobrou um lateral, que terminou com a bola na área sendo completada por Igor Jesus para abrir o placar.
Fogão amplia!
Sete minutos depois, o Glorioso se colocou de vez nas quartas de final da Copa do Brasil. Em um subida rápida ao ataque, Savarino finalizou a jogada sem chances para Weverton.
Verdão empata no fim
Com uma vantagem considerável no placar, o Botafogo tentou administrar o resultado, enquanto o Palmeiras partiu com todas as forças possíveis para o ataque e conseguiu uma virada histórica em um. As 40, Flaco López diminuiu. Aos 43, Rony empatou e deixou o jogo em aberto.
Gol anulado pelo VAR e na trave!
Aos 48 minutos, o Allianz Parque explodiu ao ver Gustavo Gómez virar a partida. Porém, o VAR entrou em ação e anulou o lance porque o paraguaio dominou a bola com a mão. Com fome, o Palmeiras ainda acertou a trave no último ataque em uma cobrança de falta de Gabriel Menino.
O Palmeiras até que tentou, mas não reviveu uma noite de virada histórica.
Palmeiras 2 x 2 Botafogo
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Richard Ríos (Rony), Zé Rafael (Aníbal Moreno), Estêvão, Raphael Veiga (Mauricio) e Felipe Anderson (Lázaro); Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Botafogo
John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano (Hugo); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas, Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino e Almada (Tchê Tchê); Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge
Gols
Flaco López (40min2ºT) e Rony (43min2ºT), do Palmeiras
Igor Jesus (10min2ºT) e Savarino (17min2ºT), do Botafogo
Cartões amarelos
Richard Ríos (Palmeiras); Barboza, Gregore, Mateo Ponte, Tchê Tchê (Botafogo)
Motivo: jogo da volta das oitavas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 21 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Juan P. Belatti (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
Árbitro de vídeo: Silvio Trucco (ARG)
Retirado do https://www.itatiaia.com.br/
Foto: Crizam França