Treinador comandou o clube em 2021 e agora retorna à equipe para a disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Após a saída de Roger Machado, que pediu para deixar o clube o tem acerto encaminhado com o Internacional, o Juventude já confirmou o seu novo treinador. Jair Ventura, de 45 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (17), e retorna ao clube que comandou entre os anos de 2021 e 2022. A expectativa é que ele faça a sua estreia no domingo (21), diante do São Paulo, no Mané Garrincha.
O último trabalho de Jair Ventura foi pelo Atlético-GO, clube que comandava desde o ano passado. O treinador deixou o trabalho no Dragão em junho desde ano, quando a equipe saiu de campo derrotada pelo Criciúma, atuando em casa. Também pelo Atlético-GO, Jair Ventura conquistou o Campeonato Goiano.
Confira a nota oficial do Juventude:
O Departamento de Futebol do Juventude agiu rápido e, desta forma, o Clube anuncia o nome de Jair Ventura para o cargo de treinador da equipe principal. O profissional, já conhecido e identificado com a torcida Jaconera, está a caminho de Brasília, onde a delegação alviverde está hospedada para o próximo compromisso pela Série A. Ventura já integrará a comissão técnica e comandará a equipe diante do São Paulo, no domingo.
Aos 45 anos, Jair Ventura retorna ao Verdão após passagem vitoriosa em 2021, quando guiou a equipe rumo à permanência na Série A, alcançando o grande objetivo da temporada. Com a saída do Verdão, em meio ao Gauchão do ano seguinte, o treinador teve passagem por Goiás, em 2022 e Atlético Goianiense, em 2023 e 2024. No Atlético, alcançou o acesso para a Série A e o título do Campeonato Goiano em 2024.
De volta ao Juventude, Jair chega ao lado dos auxiliares Antonio Macedo e Emílio Faro. A coletiva de apresentação será marcada e anunciada em breve.
A carreira
Jair Ventura iniciou sua história no esporte como jogador e acumula passagens por clubes do interior do Rio de Janeiro e Europa. Ao encerrar a carreira, em 2006, seguiu dedicando-se ao esporte e aos estudos sobre futebol. Em 2009, teve a primeira experiência fora das quatro linhas, quando assumiu o cargo de auxiliar-técnico no Botafogo. Após passagens ainda pela base do clube carioca, Jair assumiu a equipe principal em 2015. Em 2016, foi o responsável pela grande arrancada do clube no Campeonato Brasileiro, garantindo a equipe na Libertadores do ano seguinte. A campanha garantiu também o prêmio de treinador revelação da temporada.
PUBLICIDADE
Após passagem pelo Santos, em 2018, Jair Ventura chegou ao Corinthians, onde comandou a equipe na final da Copa do Brasil. Em 2020, assumiu o comando técnico do Sport e mais uma vez, foi fundamental na manutenção da equipe na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2021, foi contratado pela Chapecoense após o Campeonato Catarinense e chegou ao Juventude em outubro do mesmo ano para a sua primeira passagem no comando alviverde. Com a missão cumprida ao garantir o Ju na primeira divisão em 2022, seguiu sua jornada rumo ao Goiás. Em 2023 e 2024 comandou o Atlético Goianiense, onde conquistou o acesso para a Série A e o título do Estadual.
Ficha técnica
Nome completo: Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura
Data de nascimento: 14/03/1979 (45 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Carreira: 2016 e 2017 – Botafogo (RJ); 2018 – Santos (SP); 2018 – Corinthians (SP); 2020 e 2021 – Sport (PE); 2021 – Chapecoense (SC); 2021 e 2022 – Juventude (RS); 2022 – Goiás (GO); 2023 e 2024 – Atlético (GO).
Retirado do https://www.terra.com.br/esporte