Bruna Alexandre será primeira brasileira a disputar Olimpíadas e Paralimpíadas

Catarinense, que medalhou nas Paralimpíadas do Rio e de Tóquio, está convocada para as Olimpíadas de Paris. Ela será a primeira brasileira com deficiência a competir em ambos eventos

O Brasil já sabe quem serão os representantes do país no tênis de mesa durante as Olimpíadas. Nesta terça-feira (04), a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) anunciou a equipe oficial que estará nos Jogos de Paris 2024. A lista tem muitas mudanças em relação à última edição. O destaque é a convocação de Bruna Alexandre, que vai entrar para a história como a primeira atleta com deficiência a representar o Brasil tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas – ela medalhou na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

Com a melhor campanha da história em Tóquio, a equipe brasileira teve um ciclo repleto de feitos e conquistas. Hugo Calderano, atualmente número 6 do ranking mundial, e Bruna Takahashi, número 18, são os principais nomes do Brasil na busca pelo pódio. Eles terão a companhia de Bruna Alexandre, que depois de somar cinco medalhas em Paralimpíadas, irá estrear nos Jogos Olímpicos.

Outro “veterano” na equipe é Vitor Ishiy. O mesatenista é o número 85 do mundo e peça importante na disputa de duplas. Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi encerram a lista.

Equipe Masculina
Titulares: Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro
Reserva: Leonardo Iizuka

Equipe Feminina
Titulares
: Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Bruna Alexandre
Reserva: Laura Watanabe

Bruna Alexandre

Grande destaque da convocação, a xará de Takahashi coleciona momentos históricos. A atleta é a maior medalhista paralímpica do país: são dois bronzes nas Paralimpíadas do Rio e uma prata e um bronze em Tóquio.

Em 2023, se tornou a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan -Americanos, e conquistou o bronze na edição de Santiago, no Chile. No final do último ano, Bruna também conquistou o prêmio de melhor atleta paralímpica de 2023.

A mesatenista apareceu na equipe feminina principal ao longo do ciclo para Paris e superou a concorrência de nomes como Laura Watanabe e Victoria Strassburger. Ela chega para ser a terceira raquete do time e busca se consolidar ainda mais entre as três principais atletas do país no esporte.

Retirado do Globoesporte.com

Bruna Alexandre está convocada para as Olimpíadas de Paris — Foto: Márcio Mercante/CBTM

Sobre o autor