Em partida que entra para a história com o placar mais baixo das decisões do torneio, time paulista é eficiente e ganha chance de ser campeão como mandante.
O Maracanãzinho recebeu 7.874 torcedores no primeiro jogo da final do NBB. A maioria deles, claro, torceu para o Flamengo, mas Franca ignorou a condição de visitante e dominou as ações, triunfando por 69 a 56. Assim, o time paulista abriu vantagem na série melhor de cinco e pode conquistar o título caso vença as duas próximas partidas, no ginásio Pedrocão, em Franca.
– O Flamengo faz um jogo duro, de muito contato, e entramos com uma intensidade alta, tanto no ataque, quanto na defesa. Mantivemos eles abaixo de 60 pontos, o que é uma coisa difícil. Essa foi a chave da nossa vitória – analisou Márcio, ala-pivô do Franca.
Candidatos ao prêmio de MVP da temporada do NBB, Gabriel Jaú, do Flamengo, e Lucas Dias, do Franca, foram os destaques do primeiro jogo da final. O ala-pivô do time paulista terminou como cestinha, com 16 pontos. O jogador rubro-negro, por sua vez, anotou 15.
Apesar de Flamengo (1º) e Franca (2º) terem feito as duas melhores campanhas da primeira fase, o jogo no Maracanãzinho entrou para a história do NBB por fatores negativos. Foi o placar mais baixo de uma partida de final do torneio. Os 56 pontos anotados pelo Rubro-Negro neste sábado ainda são os menores números registrados por um finalista.
Flamengo e Franca se enfrentam na decisão do NBB pela terceira vez. Na temporada de 2018/2019, o Rubro-Negro, maior campeão do torneio, com sete títulos, levou a melhor. Em 2021/2022, foi a vez de os paulistas vencerem e conquistarem a primeira das duas taças que vieram em sequência.
Além da tradição e da rivalidade entre as equipes, a decisão de 2024 também opõe dois jogadores que estão entre os maiores campeões do NBB. Líder do ranking (ao lado de Marquinhos), com seis títulos, Olivinha pode ter feito a última partida diante da torcida do Flamengo. O histórico jogador rubro-negro vai se aposentar após as finais. Do lado de Franca, Jhonatan Luz busca a sexta taça consecutiva.
O próximo jogo da final do NBB será na quinta-feira (6), às 19h, com mando do Franca, no ginásio Pedrocão.
Calendário da final do NBB
- Jogo 1: 1/6 – Maracanãzinho – Flamengo 56 x 69 Franca
- Jogo 2: 6/6 – 19h – Pedrocão – Franca x Flamengo
- Jogo 3: 8/6 – 17h10 – Pedrocão – Franca x Flamengo
- Jogo 4 (se necessário): 13/6 – 18h30 – Maracanãzinho – Flamengo x Franca
- Jogo 5 (se necessário): 15/6 – 11h10 – Maracanãzinho – Flamengo x Franca
Retirado do Globoesporte.com
Lucas Dias e Edu Marília comemoram pontos do Franca contra o Flamengo — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete