O Papão da Curuzu tenta retornar à Série B após ser rebaixado em 2006, enquanto que o Salgueiro jamais esteve na Série B e tenta alcançar o feito em 2010, já que no ano anterior foi eliminado ainda na primeira fase. A diretoria do Salgueiro prometeu cerca de R$ 300 mil como premiação em caso de acesso à Série B de 2011.
O Paysandu terminou na primeira colocação do Grupo A, com 14 pontos, conquistando a classificação com uma rodada de antecedência. Em oito jogos na primeira fase, o Paysandu obteve quatro vitórias, duas derrotas e dois empates. Além disso, o Papão tem o ataque mais positivo, com 15 gols, além do artilheiro da competição, o atante Bruno Rangel, que assinalou sete gols. Em 2009, o time paraense viu o acesso escapar frente ao Icasa, em Juazeiro do Norte.
Por ter melhor campanha que o time mandante, o Papão da Curuzu tem o direito de definir o acesso em Belém, diferente do que aconteceu em 2009, quando foi goleado pelo Icasa-CE, por 6 a 2, e permaneceu na Série C por mais uma temporada.
Mesmo sabendo da importância do bom resultado como visitante, o técnico Charles Guerreiro está preocupado em relação à utilização do atacante Bruno Rangel, artilheiro da competição, com sete gols. O jogador foi poupado do último treinamento realizado na capital cearense, por ainda sentir indisposição na coxa. Mesmo assim, Rangel seguiu viagem com o restante do elenco rumo à Salgueiro, local do duelo pelas quartas. Caso não atue, a vaga será do veterano Lúcio.
FICHA TÉCNICA
Salgueiro-PE x Paysandu-PA
Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE
Data: 09/10/2010
horário: 16 horas
Árbitro: Jailson Macedo Freitas-BA
Auxiliares: Belmiro da Silva-BA e Broney Machado-PB
Salgueiro
Marcelo; Rogério Rios, Lúcio, Ney carioca e Siderval (Serginho); Rodolfo, Pio, Jackson e Edu Chiquita; Fágner e Beá.
Técnico: Cícero Monteiro.
Paysandu
Alexandre Fávaro; Bosco, Leandro Camilo, Paulão e Aldivan; Tácio, Sandro, Marquinho e Fabrício; Tiago Potiguar e Bruno Rangel (Lúcio).
Técnico: Charles Guerreiro.
Agência Futebol Interior