O time alvinegro foi primeiro Campeão Brasileiro da Série D
O São Raimundo Esporte Clube, completa nesta terça-feira(9) 80 de fundação. Chamado de Pantera Negra Santareno, o time alvinegro é considerado o time do do povo, fundado em 09 de janeiro de 1944.
O principal titulo conquistado pelo pantera santareno foi o primeiro Campeonato Brasileiro da Série D, com uma vitória por 2 a 1 contra o Macaé-RJ no Colosso do Tapajós em 2009.
Antes de virar São Raimundo, o time era chamado de Vasco da Gama em 1932, Depois veio o nome de Alegria Esporte Clube em 1942, depois foi transformado em Santa Cruz , para em seguida virar São Raimundo Esporte.
Dessa forma no dia 9 de janeiro de 1944, domingo, numa Assembleia Geral realizada na Rua da Alegria (atual 24 de Outubro nº 1601/Residência de Odorico Almeida), quase esquina com a atual Travessa Assis de Vasconcelos, às 20h00, foi oficialmente fundado o São Raimundo Esporte Clube, tendo como membros de sua primeira diretoria os senhores: Odorico Reis de Almeida, Presidente; Adamor Bibiano Ribeiro Macedo, 1º Secretário; Roosevelt de Pinho Gonçalves, 2º Secretário; Francisco Carlos Pereira, 1º Tesoureiro; Valdomiro Pinto, 2º Tesoureiro e David Natanael Barbosa dos Santos, Diretor de Esportes. Presentes ao evento eleitoral, além da Diretoria eleita, dentre outros, Ray Jennings, Valdo Marino, Miró, Gerson Marinho, Orlando Cota, Nego Otávio, Valentim, André Pimenta, Água Preta, Osmar Cota, Pé de Chumbo, Domingos Tapioca, Noronha, Dedé, Pingo, Perpétuo e Cassete. O uniforme, a princípio predominantemente na cor branca, além da influência dos uniformes oficiais do Santos Futebol Clube, de São Paulo e da própria Seleção Brasileira, se tornava mais fácil adquiri-lo no mercado da época. A sede provisória passou a ser a residência do próprio Odorico Reis Almeida na atual Rua 24 de Outubro, local da fundação.
O primeiro jogo
Na data da fundação, à tarde, o São Raimundo enfrentou amistosamente o Luso América da Vila de Arapixuna, no Parque do Paysandu, atual Colégio Batista, em Santarém.
Primeiro título (Campeão Santareno de 1949)
15.01.1950- Estádio Municipal Aderbal Corrêa(Campeonato de 1949- Decisão- Final): São Raimundo 1×0 América – SR, primeiro Campeão Santareno com Gerson Marinho – Otávio e Chicó(André Pimenta) – Orlando Cota, Valdomiro e Zé Queixada(Raimundo Anun) – Noronha, Cacete(Miro), David Natanael(Anastácio Miranda), Elídio(Curuperé) e Guito(Bebé) – Banco: Canjica, Dedé, Sílvio e Nezinho
Grande Campanha no Campeonato Paraense
O São Raimundo Fez uma boa campanha na Taça Cidade de Belém do Campeonato Paraense de Futebol, tendo como grande feito uma vitória sobre o Clube do Remo pelo placar de 5×1 em pleno Baenão (casa do Remo). Terminou a primeira fase na segunda colocação tendo a vantagem do empate nas semifinais do torneio. Na semifinal empatou com o Clube do Remo e avançou para a final do primeiro turno, sendo derrotado pelo Paysandu. Na Taça Estado do Pará fez uma campanha ainda melhor, sendo o líder da competição. Nas semifinais derrotou o Águia de Marabá pelo placar de 3 x 2 e se classificou para a final, onde empatou o primeiro jogo com o Remo por 1 X 1 e acabou por vencer o jogo da volta por 2 x 1, sagrando-se campeão do segundo turno Parazão, garantindo assim vaga na Copa do Brasil de 2010 e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2009. No Entanto, a equipe acabaria por ser vice-campeã paraense ao perder os dois jogos da decisiva final para o Paysandu.
Participação e título no primeiro Campeonato Brasileiro da Série D
No Campeonato Brasileiro da Série D, o Pantera se classificou na primeira fase em 1º lugar no grupo 2 com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, sendo o líder do seu grupo. Na segunda fase da competição, eliminou o Genus por 3×1 no placar agregado (1×1 na ida e 2×0 na volta). Na terceira fase derrotou a equipe do Cristal por 5×4 no agregado (4×1 na ida e 3×1 na volta) e conseguiu avançar para as quartas de final, onde venceu e eliminou o mesmo Cristal Por 3×1 (1×1 na ida e 2×0 na volta), conseguindo assim uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série C de 2010. Na Semifinal eliminou o Alecrim, vencendo o primeiro jogo por 3×1 e empatando no jogo da volta em 2×2, chegando assim na primeira final da história da Série D do Campeonato Brasileiro.
Na final da competição, a equipe enfrentou o Macaé, tendo perdido o primeiro jogo fora de casa no Estádio Raulino de Oliveira no Rio de Janeiro por 3×2. No jogo da volta em Santarém, no Estádio Colosso do Tapajós lotado, o Pantera reverteu o placar adverso fazendo 2×1 com um gol de Rafael Oliveira aos 30 minutos do segundo tempo, garantindo assim o primeiro título do Campeonato Brasileiro da Série D da história.
O São Raimundo participou 22 vezes do Parazão, 6 vezes da segunda divisão paraense onde está no momento.
Jogou 2 Série C, 6 Série D e 3 Copa do Brasil .
(Foto: Marcelo Seabra/O Liberal))
Informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Raimundo_Esporte_Clube_(Par%C3%A1)