Meia ex-Corinthians, de 35 anos, foi atleta de futebol de salão do Tricolor quando era garoto
A contratação encaminhada desde o fim do Brasileiro de 2023 virou realidade, enfim. O Fluminense anunciou nesta sexta-feira a contratação do meia Renato Augusto. Revelado pelo Flamengo, o jogador de 35 anos não renovou contrato com o Corinthians. Ele assina por duas temporadas com o Tricolor.
O anúncio do clube nas redes sociais foi feito com os Moleques de Xerém destacando adjetivos para o reforço do Fluminense. Craque, gênio, referência, rei… Ao site do clube, ele destacou que a chegada na equipe já era um namoro antigo.
– Estou muito feliz. Já tinha um namoro há um tempo, e poder ter a oportunidade de vir para cá, um time que foi campeão da Libertadores, com grandes jogadores… Poder me juntar a eles e aprender é motivo de alegria. Espero ajudar da melhor forma possível para que a gente conquiste mais títulos esse ano. Quero somar a um time que já é campeão. Tenho muito a aprender e ajudar. Quero me juntar a esse grupo campeão para que possamos conquistar mais títulos e começar a escrever história com jogadores que já têm uma história muito bonita no clube. E que eu possa escrever a minha também.
Renato foi um jovem atleta do futebol de salão do Fluminense quando era garoto, com 11 anos. Foi bicampeão carioca de futsal, mas ficou pouco, pois fez a migração para o campo em seguida. Agora, encontra um treinador de quem diz sempre ter admirado o estilo de jogo.
– Eu sempre vi a forma do Diniz jogar como algo muito interessante, sempre declarei que gostava bastante e queria entender como isso funciona, como essa equação é feita até chegar o resultado. Então, quando ele me ligou fiquei muito feliz com a oportunidade de trabalhar com ele. Espero render aquilo que ele espera, que o torcedor e o clube esperam, para conquistar títulos.
Em 2023, Renato fez 45 jogos pelo Corinthians, com seis gols e 10 assistências – líder nesse quesito. Ele é mais uma alternativa ao técnico Fernando Diniz para a criação de jogadas pelo meio de campo.
Depois que saiu do Fluminense, Renato Augusto foi levado para o rival Flamengo, onde se destacou na base e começou a construir carreira de sucesso nos gramados. Deixou o Brasil em 2008, para defender o Bayer Leverkusen, e retornou em 2013, para começar a construir idolatria no Corinthians.
No Corinthians, foi campeão paulista e da Recopa em 2013, e viveu seu momento de maior protagonismo na conquista do Brasileirão de 2015, quando foi eleito o craque do torneio. Na primeira passagem, foram 127 jogos e 15 gols.
Na sequência foi atuar na China, entre 2016 e 2020, quando defendeu o Beijing Guoan. Voltou ao Corinthians no ano seguinte, em julho de 2021, onde disputou mais 116 jogos e marcou mais 15 gols. Ao todo, somando números das duas passagens pelo Corinthians, Renato acumulou 243 partidas pelo Timão, com 30 gols marcados.
Retirado do globoesporte.com
Renato Augusto com a camisa do Fluminense Lucas Merçon/Fluminense FC