Gol marcado pelo francês garante a vitória vascaína, em São Januário
O Vasco venceu o Fortaleza, em São Januário, por 1 a 0, e dorme fora da zona de rebaixamento. O gol foi marcado por Payet, o primeiro do francês com a camisa vascaína, aos 13 minutos do segundo tempo. Agora o Cruz-Maltino precisa secar o Santos, que enfrenta o Red Bull Bragantino, quinta-feira (19), na Vila Belmiro.
Com o resultado, o Vasco chegou aos 30 pontos e é o 16º colocado, na frente de Santos e Goiás nos critérios de desempate. O Fortaleza caiu para a 7ª posição, com 42.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> !Homenagem! Antes da bola rolar, um bandeirão em alusão ao Dia das Crianças foi estendido na arquibancada. O pequeno Gui foi homenageado.
> Ator ou jogador? Nos primeiros minutos de jogo, Gabriel Pec invadiu a área e se jogou, mas o árbitro não caiu na dele e ainda aplicou o cartão amarelo.
> !DESENCANTOU! Payet abriu o placar ao arriscar de fora da área, de canhota, marcando o primeiro gol dele pelo Vasco.
> Encurralado. Depois de sofrer o gol, o Leão do Pici mostrou as garras. Pressão total em cima do Vasco.
> Quase, Pirata! No minuto final, Vegetti pegou o rebote de João Ricardo, mas chutou para fora.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Vasco criou as principais chances, obrigando João Ricardo a trabalhar bastante. O o goleiro do Fortaleza realizou pelo menos três boas defesas, duas delas em chutes de Praxedes dentro da área. O Leão do Pici assustou nos contra-ataques, mas não chegou a finalizar com perigo contra o gol de Léo Jardim.
E A ETAPA FINAL?
Rossi voltou no intervalo no lugar de Marlon Gomes e o Vasco melhorou e logo aos 13 minutos abriu o placar. Payet recebeu na entrada da área, cortou para a esquerdo e chutou forte de canhota para marcar o seu primeiro gol pelo Cruz-Maltino. A partir do gol, o Fortaleza partiu para cima do Vasco, encurralando os donos da casa no campo de defesa. Apesar da pressão, o Leão do Pici não criou claras chances de empatar. Nas que teve, faltou pontaria ou parou em Léo Jardim.
O QUE VEM POR AÍ?
No domingo (22), às 16h, o Vasco tem o clássico com o Flamengo, no Maracanã. O Fortaleza joga no sábado (21), às 18h30, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2023 – 27ª rodada
Vasco 1 x 0 Fortaleza
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: Quarta-feira (18/10), às 21h30 (Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Público e renda: 19.830 (pagantes); 20.255 (presentes); R$ 985.816,00
Cartões amarelos: Gabriel Pec, Marlon Gomes, Matheus Carvalho (Vasco); Escobar (Fortaleza)
Cartão vermelho: –
GOL: Payet (13′ do 2ºT)
VASCO (Técnico: Ramon Díaz)
Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez/40′ do 2ºT), Maicon (Miranda/35′ do 2ºT), Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Marlon Gomes (Rossi/intervalo) e Praxedes (Jair/18′ do 2ºT); Gabriel Pec, Payet (Matheus Carvalho/30′ do 2ºT) e Vegetti.
FORTALEZA (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Escobar; Zé Welison (Thiago Galhardo/22′ do 2ºT), Caio Alexandre (Pedro Augusto/33′ do 2ºT) e Pochettino (Marinho/33′ do 2ºT); Yago Pikachu (Calebe/22′ do 2ºT), Machuca e Lucero.
Retirado do Lancenet
Payet precisou de sete jogos para marcar o primeiro gol pelo Vasco (Foto: Jorge Rodrigues/ Agif/Gazeta Press)