Cruzeiro vence na Vila Belmiro e afunda o Santos na zona do rebaixamento do Brasileirão

Matheus Jussa, Bruno Rodrigues e Nikão marcaram os gols do jogo

Santos foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 0 nesta quinta-feira (14), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Peixe se afunda na zona do rebaixamento.

Enquanto o Alvinegro está em 17º, com quatro pontos a menos em relação ao primeiro time fora do Z4, a Raposa respira aliviada na 10ª colocação e conseguiu vencer após mais de dois meses de jejum. A partida marcou a estreia do técnico Zé Ricardo.

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA

!Torcida é protagonista! Santistas recepcionaram a delegação do Peixe com muita festa, e Cosmo Damião, torcedor símbolo do Alvinegro que faleceu recentemente, foi homenageado com um minuto de silêncio.

!Menino da Vila em casa! Arthur Gomes, cria da base santista, se sentiu em casa e foi a principal arma da Cruzeiro no primeiro tempo. Júnior Caiçara teve muita dificuldade para marcá-lo e até saiu no intervalo. 

!CABULOSO! Mais seguro e consciente em campo, o Cruzeiro abriu o placar com Matheus Jussa de cabeça.

!NIKÃO! Nikão deu brilhante passe, e Bruno Rodrigues, sozinho, arrancou e tocou no canto de João Paulo, ampliando o placar. O meia, que entrou no segundo tempo, ainda marcou um golaço.

Ouviram o barulho do tabu quebrando? Em plena estreia de Zé Ricardo, o Cruzeiro venceu após dois meses de seca de vitórias. O clube não batia o Santos na Vila desde 2018.

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?

Animado e corrido. O popular ‘lá e cá’. Com muita intensidade e erros individuais, os times não deixavam a bola ‘parar’ para pensar jogadas, a aposta eram toques rápidos, arrancadas e contra-ataques. O Cruzeiro teve a melhor chance logo no início, e o Santos ameaçou com Mendoza batendo cruzado. Mais segura em sua proposta, a Raposa inaugurou o marcador em escanteio, com Matheus Jussa de cabeça.

E A ETAPA FINAL?

O Cruzeiro ampliou a superioridade e esperou o Santos tomar a atitude para contra-atacar. De forma bagunçada, o Peixe tentou pressionar, mas só cedeu mais espaços na defesa e permitiu a Raposa ampliar o placar, com Bruno Rodrigues. Nikão entrou no segundo tempo, deu a assistência e ainda anotou um golaço. Zé Ricardo fez boas substituições, enquanto Aguirre ‘desmontou’ o time.

O QUE VEM POR AÍ?

O Santos volta a jogar na segunda-feira (18) e enfrenta o Bahia, na Fonte Nova. Enquanto isso, o Cruzeiro visita o Fluminense, na quarta-feira (20). Ambos os jogos valem pela 24ª rodada do Brasileirão.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

SANTOS 0 X 3 CRUZEIRO
CAMPEONATO BRASILEIRO – 23ª RODADA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e Horário: 13 de setembro de 2023, quinta-feira, às 19h (de Brasília)
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC – Fifa)
Assistentes: Nailton Junior dos Santos Oliveira (CE- Fifa) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS – Fifa)
Público e renda: 12.244 pessoas e R$ 522.902,50
Cartões amarelos: João Basso, Rodrigo Fernández e Júnior Caiçara (Santos); Luciano Castán e Marlon (Cruzeiro)
Cartões vermelhos:

Gols: Matheus Jussa (39′ 2T), Bruno Rodrigues (24′ 2T) e Nikão (43′ 2T)

SANTOS
João Paulo; Júnior Caiçara (Gabriel Inocêncio / intervalo), João Basso, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Jean Lucas (Tomás Rincón / intervalo) e Nonato (Julio Furch / intervalo); Lucas Braga, Marcos Leonardo e Mendoza (Lucas Lima / 25′ 2T). Técnico: Diego Aguirre

CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Lucas Silva, Matheus Jussa (Ian Luccas / 48′ 2T) e Mateus Vital (Nikão / 22′ 2T); Gilberto (Bruno Rodrigues / 13′ 2T), Wesley (Stênio / 48′ 2T) e Arthur Gomes (Filipe Machado / 22′ 2T). Técnico: Zé Ricardo.

Retirado do Lancenet

Cruzeiro derrotou o Peixe fora de casa (Foto: Staff Images / Cruzeiro)

Sobre o autor