Verdão fez 4 a 0 na equipe colombiana depois de um primeiro tempo de domínio gigante pelo duelo de quartas de final
O Palmeiras goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0, nesta quarta-feira (23), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, e deu um passo enorme para garantir uma vaga na semifinal da competição. Com gols de Raphael Veiga (de pênalti), Marcos Rocha, Mayke e Rony, o Verdão não deu chances para o adversário colombiano. Destaque para o “Rústico”, que participou dos quatro tentos.
Com o resultado, o Alviverde pode perder por até três gols de diferença, na quarta-feira (30), no jogo de volta das quartas de final. Qualquer empate também garante a equipe de Abel Ferreira na próxima fase do torneio continental.
CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO
> DOMÍNIO TOTAL E PÊNALTI! O Palmeiras chegou a ter mais de 80% de posse de bola no jogo, tamanho o domínio do time. Com calma e inteligência, Rony roubou uma bola na entrada da área e sofreu pênalti (marcado pelo VAR). Veiga cobrou e abriu o placar.
> VIROU PASSEIO! Com o placar aberto, o jogo também se abriu. Foi aí que o Verdão tomou conta mesmo. Em dois minutos, a equipe de Abel Ferreira marcou mais dois gols e ampliou para 3 a 0. Marcos Rocha (graças ao VAR) e Mayke foram os autores.
> ERA PARA SER MAIS! Antes mesmo do intervalo, o Palmeiras era tão superior que se marcasse mais dois ou três gols não seria exagero. Veiga, que perdeu uma chance clara, e Dudu, quase deixaram a vantagem ainda maior.
> WEVERTON! Com ímpeto menor no segundo tempo, o Palmeiras viu o Deportivo Pereira sair para o jogo. Logo no primeiro lance, Angelo Rodríguez conseguiu uma finalização e Weverton estava lá. Depois em cobrança de falta de Carlos Ramírez, o goleiro palmeirense salvou de novo.
> FALTAVA O DELE! Depois de participar dos três gols do Palmeiras, faltava Rony deixar sua marca. E ela veio com um lindo passe de Murilo em profundidade para que o Rústico finalizasse sem chances para o goleiro adversário.
PRIMEIRO TEMPO
Foi um passeio. Não há melhor definição para o que foi a primeira etapa de Deportivo Pereira e Palmeiras. O Verdão chegou a ter mais de 80% de posse de bola. Jogando de forma inteligente e com um plano de Abel escalando Marcos Rocha e Mayke pela direita, o time alcançou o primeiro gol quando Rony sofreu pênalti e Veiga converteu. Depois, em um lindo passe de Rony para Marcos Rocha, fez o segundo, e ainda fechou com o terceiro depois de passe de Dudu para Mayke, em uma tabelinha dentro da área. Veiga e Dudu ainda tiveram boas chances. Ufa…
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, com a vantagem enorme criada na primeira etapa, era natural que o Palmeiras diminuísse o ritmo. Nisso, quase foi surpreendido por Angelo Rodríguez, mas Weverton estava lá para fazer a defesa e depois mais uma em falta de Carlos Ramírez. O Verdão trocava passes e buscava afastar o perigo ao mesmo tempo em que tentava descolar um espaço para marcar o quarto. E ele veio com um belo passe em profundidade de Murilo para Rony, que entrou na área e finalizou para fechar o placar na Colômbia.
O QUE VEM POR AÍ
Com o resultado, o Palmeiras volta para o Brasil com larga vantagem no confronto pelas quartas de final da Libertadores. Mas antes de pegar novamente o Deportivo Pereira, na quarta-feira (30), no Allianz Parque, o Verdão recebe o Vasco, em seu estádio, neste domingo (27), pela 21ª rodada do Brasileirão. O Alviverde é o atual vice-líder da competição nacional com 37 pontos, 11 atrás do Botafogo.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO PEREIRA 0 x 4 PALMEIRAS
Local: Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira (COL)
Data e hora: 23/8/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Público e renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Quintero e Jhon Vásquez (PER) Fabinho, Gabriel Menino e Abel Ferreira (PAL)
Cartões vermelhos: –
Gols: Raphael Veiga (23’/1ºT) (0-1), Marcos Rocha (31’/1ºT) (0-2), Mayke (33’/1ºT) (0-3), Rony (36’/2ºT) (0-4)
DEPORTIVO PEREIRA: Quintana; Garcés, Quintero (Kener Valencia, aos 33’/2ºT) e Carlos Ramírez; Eber Moreno (Monroy, no intervalo), Jhon Vásquez (Ewil Murillo, aos 41’/2ºT), Medina (Bocanegra, no intervalo), Zuluaga e Fory; Arley Rodríguez (Balboa, aos 30’/1ºT) e Angelo Rodríguez. Técnico: Alejandro Restrepo.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, aos 40’/2ºT); Zé Rafael (Fabinho, aos 40’/2ºT), Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 23’/2ºT) e Raphael Veiga (Jhon Jhon, aos 33’/2ºT); Mayke, Dudu (Artur, aos 23’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Retirado do Lancenet
Palmeiras não tomou conhecimento do Deportivo Pereira (Foto: Raul Arboleda/AFP)