Palmeiras empata com o Atlético-MG e garante vaga nas quartas de final da Libertadores

Verdão não saiu do 0 a 0 com o Galo, mas placar foi suficiente para garantir a presença palmeirense na próxima fase

O Palmeiras eliminou o Atlético-MG da Libertadores ao empatar em 0 a 0, nesta quarta-feira (9), pelas oitavas de final da competição continental. Apesar de criar mais chances e ter maior volume de jogo, o Verdão não conseguiu marcar seu gol, mas o placar de 1 a 0 no Mineirão garantiu a vaga na próxima fase.

Agora, com a vitória por 1 a 0 no agregado, o Alviverde está na quartas de final da Liberta e vai enfrentar o Deportivo Pereira, da Colômbia. Por ter a melhor campanha geral do torneio, o time de Abel Ferreira decide o confronto no Allianz Parque. As datas e os locais das partidas ainda serão definidos pela Conmebol.

CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO

> ATRASO NO INÍCIO! Antes mesmo de começar o jogo, o assistente de arbitragem, Juan Belatti, passou mal e precisou ser atendido pelo departamento médico dos clubes. Ele acabou sendo substituído por Pablo Echavarria, o quarto árbitro. Assim, o início de partida teve atraso de cerca de dez minutos.

> VERDÃO DOMINA! Mesmo com a vantagem no placar conquistado na ida, o primeiro tempo teve inteiro domínio palmeirense. Foram inúmeras chances criadas, com destaque para duas de Artur, que perdeu a oportunidade de deixar o duelo mais tranquilo.

> DUDU MAL! Quem destoou no time do Palmeiras foi Dudu, que vem se recuperando de lesão na panturrilha e parece não estar 100%. O atacante desperdiçou várias jogadas individuais que não costuma vacilar. Baixola ainda não voltou ao seu “normal”.

> PÊNALTI? No segundo tempo, um lance gerou controvérsia quando Mayke cortou um cruzamento de cabeça e a bola bateu no braço de Gabriel Menino dentro da área. Em campo, o árbitro negou qualquer infração, decisão que foi corroborada pelo VAR.

> QUE SUSTO! Na melhor chance do Atlético-MG, Edenilson achou Paulinho entre Mayke e Gustavo Gómez, o atacante limpou Weverton, mas finalizou na rede pelo lado de fora. Seria o empate do Galo.

PRIMEIRO TEMPO

Quem pensou que o Palmeiras iria esperar o Atlético-MG para jogar, se enganou. O Verdão dominou completamente a primeira etapa da partida e não deu chances para o rival mineiro assustar. Tanto pela esquerda quanto pela direita, a equipe de Abel Ferreira criou oportunidades e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem considerável no placar. Artur, por exemplo, desperdiçou duas grandes chances de marcar. O Galo, por sua vez, tentou achar brechas na defesa adversária, mas praticamente não conseguiu jogar.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o cenário era muito parecido com o da etapa anterior. O Palmeiras seguia em cima do Atlético-MG, criando e perdendo as melhores chances, enquanto o adversário não encontrava formas de furar a defesa dos donos da casa. Com Dudu mal e Artur desperdiçando mais uma grande oportunidade. Em um lance despretensioso, Edenilson “achou” Paulinho cara a cara, que limpou Weverton, mas finalizou na rede pelo lado de fora. Seria o gol de empate do Galo em sua melhor chance na partida, mas prevaleceu quem venceu o primeiro jogo. Vaga para o Alviverde.

O QUE VEM POR AÍ

Com o resultado, o Palmeiras se classifica para as quartas de final da Libertadores e vai enfrentar o Deportivo Pereira, da Colômbia. Dono da melhor campanha geral da competição, o Verdão decide o confronto no Allianz Parque. As datas e os horários das partidas ainda serão definidos pela Conmebol. Já o Atlético-MG está eliminado e ficará apenas com o Brasileirão por disputar, no qual ocupa a décima posição com 24 pontos.

O próximo compromisso do Alviverde é pelo Brasileiro, nesta segunda-feira (14), às 19h, pela 19ª rodada, contra o Cruzeiro, no Allianz Parque. Já o Galo recebe o Bahia, neste domingo (13), às 11h, no MIneirão.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 0 ATLÉTICO-MG
Local:
 Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data e hora: 9/8/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Público: 40.527 torcedores/R$ 3.956.406,51
Cartões amarelos: Murilo, Gustavo Gómez, Rony e Gabriel Menino (PAL) Edenilson e Saravia (AMG)
Cartões vermelhos: Endrick (PAL) (no banco de reservas)
Gols: –

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos, 39’/2ºT), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Fabinho, aos 41’/2ºT); Artur, Dudu (Jhon Jhon, aos 39’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Pedrinho, aos 36’/2ºT), Jemerson, Igor Rabello (Lemos, aos 37’/1ºT) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Edenilson, aos 27’/2ºT) e Hyoran (Patrick, no intervalo); Pavón (Igor Gomes, no intervalo), Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.

Retirado do Lancenet

Palmeiras se garantiu na próxima fase da Libertadores com o 0 a 0 diante do Galo (Foto: Nelson Almeida/AFP)

Sobre o autor