Nos acréscimos, Grêmio vence Bahia e sustenta vice-liderança do Brasileirão

Gol de Gustavo Martins determinou triunfo do Imortal em Salvador

No primeiro dos dois encontros programados para os próximos dias entre Bahia e Grêmio, o tricolor gaúcho levou a melhor no embate válido pelo Campeonato Brasileiro.

Com gols de Cristaldo e Gustavo Martins (Kayky fez para o tricolor baiano), o Imortal venceu por 2 a 1 e se manteve na vice-liderança com 26 pontos conquistados, quatro atrás do Botafogo. Por sua vez, o Bahia é o 15ª colocação, com 12 unidades.

PRIMEIRA ETAPA ELÉTRICA
Com os dois times baseados em saírem para o ataque usando transições rápidas, através de poucos toques, os dois lados conseguiram ser eficientes na parte da elaboração onde só não tiraram antes o zero do marcador pela falta de capricho na hora da finalização. A diferença nessa equação ficou pelo fato de que, com o Imortal tendo nova oportunidade clara na bola levantada onde Villasanti ajeitou de peito, Carballo encheu o pé, na altura da marca do pênalti, e superou o arqueiro Marcos Felipe.

Depois de sair atrás, o ímpeto do Esquadrão se fez notar com a persistência na estratégia de usar os lados de campo e explorar bastante seus nomes de maior agilidade para ‘acuar’ a representação gremista onde Gabriel Grando, em pelo menos três momentos diferentes, viu o Bahia chegar perigosamente. De tanto insistir, Thaciano deu passe em profundidade para Vinicius Mingotti ficar cara a cara com o arqueiro do Grêmio e deu uma cavadinha com a perna esquerda. Kannemann chegou a evitar a entrada da bola, mas Kayky apareceu na sequência e tocou pro fundo das redes.
TROCA DE DOMÍNIO
Na volta do intervalo, o Bahia procurou manter a intensidade empregada em chances de gol, mas seguia pecando no aspecto das finalizações em contexto onde, gradualmente, o aspecto físico parecia afetar a capacidade do Esquadrão sustentar após os 15 minutos. Depois desse período, o Grêmio se aproveitou para assumir o controle tanto no aspecto da posse de bola como também se aproximando da meta de Marcos Felipe, autor de pelo menos três defesas importantes para evitar o desempate.

Todavia, já nos acréscimos, Ferreira fez tabela com Bitello no lado esquerdo da grande área e cruzou rasteiro para Gustavo Martins chegar pelo lado direito, completando de pé direito para o fundo da meta baiana.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 x 2 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data/Horário: 1/7/2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Cateano (RO) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Acevedo, Thaciano, Cicinho (BAH); João Pedro, Renato Portaluppi, Kannemann (GRE)
Cartões vermelhos: –

Gols: Luis Suárez, aos 8’/1°T (0-1), Kayky, aos 19’/1°T (1-1), Gustavo Martins, aos 49’/2°T (1-2)

BAHIA
Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Ryan (Jhoanner Chávez, aos 34’/2°T); Acevedo, Rezende (Diego Rosa, aos 30’/2°T), Kayky (Ademir, aos 19’/2°T) e Thaciano (Lucas Mugni, aos 34’/2°T); Vinicius Mingotti (Everaldo, aos 30’/2°T) e Cauly. Técnico: Renato Paiva.

GRÊMIO
Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Ferreira, aos 45’/2°T), Cristaldo (Cuiabano, aos 22’/2°T), Bitello e Reinaldo; Luis Suárez (Vina, 29’/2°T). Técnico: Renato Portaluppi.

Retirado do Lancenet

Grêmio x Bahia (Mauricia da Mata/W9 PRESS/GAZETAPRESS)

Sobre o autor