Verdão sofreu sua primeira derrota após 15 jogos e não fugiu de tomar alguns sustos no Castelão
O Palmeiras perdeu uma longa invencibilidade ao ser batido por 1 a 0, pelo Fortaleza, no Castelão, nesta quarta-feira (31). No entanto, o resultado classifica o Alviverde para as quartas de final da Copa do Brasil, por conta do 3 a 0 aplicado no Allianz Parque. O gol do Leão do Pici foi marcado por Lucero e não impediu a eliminação dos cearenses. O time de Abel Ferreira, que foi expulso, aguarda a definição do adversário em sorteio.
Verdão começa bem, mas logo fica preso na marcação do Leão
Ao contrário do que se esperava, o Alviverde teve um início com bastante ímpeto, tentando jogar no campo do adversário. Acontece que os visitantes não conseguiram criar algo perigoso para tentar o gol. Dessa forma, o Fortaleza foi ficando mais confortável em seu estádio e armou uma marcação forte na saída de bola palmeirense. A estratégia deu certo e o Verdão ficou preso, sem conseguir concatenar jogadas. No entanto, foi em um escanteio que os donos da casa quase marcaram com o cabeceio de Brítez, que passou raspando a trave
Palmeiras mostra rotação abaixo, mas Fortaleza não consegue levar muito perigo
Embora tenha entrado em campo com uma vantagem de 3 a 0, o Alviverde não precisava ter feito um primeiro tempo tão submisso ao Leão do Pici. Alguns jogadores nem mesmo entravam em divididas e apenas Rony brigava por alguma coisa no ataque. Quando o time de Abel conseguia chegar à frente, a jogada não terminava. Assim, armava o contra-ataque ao adversário, que quase marcou em uma bonita trama que terminou em uma ajeitada de Galhardo para finalização de Lucero, mas Weverton salvou. A verdade é que a equipe cearense também não soube aproveitar de sua pressão e da falta de ímpeto palmeirense, que terminou a primeira etapa com apenas uma finalização, que foi para fora.
Verdão e Fortaleza mexem, mas segundo tempo volta sem grandes emoções
Abel Ferreira começou a poupar o time já no intervalo, quando tirou Dudu e Rony para colocar Breno Lopes e Rafael Navarro. O nível técnico, que já era baixo, piorou. Enquanto isso, o Leão do Pici buscava algo diferente para movimentar o placar. Thiago Galhardo, com um chute perigoso de longe, depois Pochettino, com uma finalização que desviou no meio do caminho e quase “matou” Weverton.
Palmeiras falha no ataque e vê Fortaleza abrir o placar
A partir de um certo momento, o jogo começou a ficar mais aberto. Foi quando o Verdão achou espaço para buscar uma jogada de ataque para ficar ainda mais tranquilo na partida. Veiga recebeu cara a cara com João Ricardo e finalizou colocado, mas no meio do caminho, Rafael Navarro, impedido, desviou para a rede. O lance, que era para ser gol de Veiga, foi invalidado. Na jogada seguinte, Pochettino arranjou um chute na trave, que voltou para o meio da área onde Lucero estava para abrir o placar e dar um tempero no duelo.
Alviverde toma alguns sustos, mas consegue segurar o Fortaleza
Depois de levar o gol, o Palmeiras pareceu ter sentido um pouco a pressão do momento. Sem conseguir muita coisa no ataque, acabou sem fechando na defesa e tomou alguns sustos na reta final da partida. Abel Ferreira, que reclamou demais da arbitragem, foi expulso e vai desfalcar o time na próxima fase da Copa do Brasil. Apesar de ter mais sorte do que juízo, o Verdão garantiu a derrota por apenas 1 a 0.
E agora?
Com o resultado, o Palmeiras se garante nas quartas de final da Copa do Brasil e elimina o Fortaleza da competição. O adversário da próxima fase será definido por sorteio, que será em data ainda não divulgada pela CBF. Enquanto isso, o Verdão volta suas atenções para o Brasileirão, no qual enfrenta o Coritiba, neste domingo (4), às 18h30, no Allianz Parque. Já o Leão do Pici atua pelo Brasileiro no sábado (3), às 16h, quando recebe o Bahia, no Castelão.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 x 0 PALMEIRAS
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data-Hora: 31/5/2023 – 19h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA-PB)
Público: 43.271 torcedores
Cartões amarelos: Thiago Galhardo (FOR) Weverton, Piquerez e Rony (PAL)
Cartões vermelhos: –
Gols: Lucero (27’/2ºT) (1-0)
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu (Romero, aos 32’/2ºT), Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Hércules, aos 11’/2ºT), Pochettino e Yago Pikachu (Calebe, no intervalo); Guilherme (Romarinho, aos 23’/2ºT), Lucero e Thiago Galhardo (Vinicius Zanocelo, aos 23’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael (Gabriel Menino, aos 15’/2ºT), Richard Ríos e Raphael Veiga (Naves, aos 39’/2ºT); Bruno Tabata, Dudu (Breno Lopes, no intervalo) e Rony (Rafael Navarro, no intervalo) (Flaco López, aos 30’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Retirado do Lancenet
Palmeiras teve atuação ruim em Fortaleza e foi derrotado, mas segue na Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)