Diretoria bicolor confirmou o nome do substituto de Márcio Fernandes, demitido após a eliminação no Parazão 2023. Novo comandante, que comandou o Papão em 2017, vem de bons trabalhos no Juventude-RS e América-MG.
OPaysandu agiu rápido e anunciou a contratação do novo treinador para assumir a equipe na sequência da temporada. Trata-se de Marquinhos Santos, de 43 anos, que teve passagem pelo clube em 2017 e vem de bons trabalhos por Juventude-RS, América-MG e Ceará-CE.
O treinador chega para substituir Márcio Fernandes que teve a saída anunciada pelo clube na noite do último sábado (29), após a eliminação nas semifinais do Parazão, diante do Águia de Marabá. Na mesma noite, o clube entrou em contato com Hélio dos Anjos, mas a falta de acerto financeiro impediu que a contratação do ex-treinador da Ponte Preta-SP fosse efetivada.
As conversas com Marquinhos Santos foram concluídas na manhã desta segunda-feira (1º) e o anúncio oficial foi feito por meio das redes sociais do clube. A expectativa da diretoria bicolor é de que o treinador desembarque em Belém na terça-feira (2) e assuma o comando do time com vistas à estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, contra a Aparecidense-GO, já na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Curuzu.
Marquinhos Santos estava sem clube desde sua saída do Ceará na metade da temporada 2022. Em 17 partidas sob o comando do treinador, ao Vovô Alencarino conquistou cinco vitórias, seis empates e sofreu seis derrotas. Porém, a derrota no Clássico Rei, contra o Fortaleza-CE, pela Série A do Brasileirão. Além disso, uma sequência de derrotas na competição nacional culminaram com a sua demissão do cargo.
Apesar disso, o treinador vem de uma boa sequência de trabalhos recentes. Em 2019 e 2020, levou o Juventude às oitavas de final da Copa do Brasil duas vezes seguidas, além de ter conquistado acesso à Série B do Brasileiro, e o título de campeão do interior do Campeonato Gaúcho 2021, quando foi eleito melhor técnico do Gaúchão 2021.
Na mesma temporada, Marquinhos Santos entrou para a história do América-MG ao levar o Coelho à oitava colocação no Brasileirão, garantindo a inédita vaga na Copa Liberadores. No ano passado, ainda pelo Ceará, chegou até as quartas de final da Copa Sul-Americana.
PASSAGEM PELA CURUZU
Marquinhos Santos assumiu o comando do Paysandu em junho de 2017 e foi o responsável por tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileiro Série B. Em 28 jogos na competição, teve um aproveitamento de 42,8%, com dez vitórias, seis empates e 12 derrotas. Devido ao bom desempenho, ele renovou o contrato com o clube para 2018.
No entanto, acabou demitido após um péssimo início de Campeonato Paraense, no qual acumulou três vitórias, um empate e uma derrota, além de um empate na primeira fase da Copa Verde com o modesto Interporto-TO.
Retirado do DOL
Marquinhos Santos comandou o Paysandu na Série B de 2017. | Arquivo/DOL