Lateral teve início promissor no Inter, foi negociado com o futebol alemão, mas sofreu duas graves lesões no joelho e não conseguiu sequências nas últimas temporadas
Oportunidade de mercado, contrato de produtividade e potencial para retomada na carreira. É nessas condições que William, de 27 anos, chega ao Cruzeiro. Um lateral-direito que despontou com destaque no futebol brasileiro, foi campeão olímpico, mas que viu lesões o atrapalhar na carreira europeia.
William é gaúcho de Pelotas e fez sua formação no futebol em seu estado. Passou pelo Juventude e chegou ao Internacional, onde se profissionalizou e logo chamou atenção, em 2015, aos 20 anos de idade.
Naquela temporada, foi titular nas campanhas de semifinal da Libertadores, quartas da Copa do Brasil e quinta colocação no Campeonato Brasileiro. Titular em 47 partidas, entrou de vez no radar para as Olimpíadas do Rio, em 2016. Integrou a lista final de Rogério Micale e esteve em campo em três dos seis jogos na caminhada do então inédito ouro olímpico.
Ainda que o ano tenha sido complicado no Internacional, com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, William terminou 2016 em alta, como o principal ativo do elenco gaúcho. Em 2017, em meio à situação do clube, foi negociado por cerca de R$ 18 milhões com o Wolfsburg, da Alemanha.
Foram três temporadas pelo clube europeu. Lutou contra o rebaixamento na primeira (mas se destacou), conseguiu classificação à Liga Europa na segunda, e a terceira terminou antes do esperado. Em fevereiro de 2020, durante partida contra o Fortuna Düsseldorf, lesionou gravemente o joelho.
– O Wolfsburg sofreu um golpe com a notícia de que William rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O lateral-direito passou por exames no domingo e na segunda-feira, que determinaram a gravidade da lesão. O brasileiro passará por uma cirurgia para reparar os danos – noticiou o clube, em 10 de fevereiro.
Àquela altura, William tinha 69 jogos com a camisa do Wolfsburg. O afastamento dos gramados durou dez meses, e o lateral não mais conseguiu retomar a titularidade na equipe. Fez apenas mais duas partidas e foi cedido por empréstimo ao Schalke 04, onde disputou nove partidas e participou da campanha de rebaixamento do time.
O último jogo foi em março de 2021, e em novembro daquele ano teve nova lesão grave no joelho, mas no direito. À época, inclusive, tinha o nome vinculado ao Inter para 2022. Em junho deste ano, ficou sem contrato com o Wolfsburg e, desde então, está sem contrato. Até a primeira rodada do Mineiro, serão um ano e dez meses sem entrar em campo.
As lesões e o tempo sem atuar inclusive fizeram com que o Cruzeiro tivesse um cuidado especial com o jogador até assinar contrato. Exames específicos no local foram analisados pelo departamento médico, e o clube assinou vínculo de um ano com William, com metas a serem cumpridas para prorrogação do mesmo.
O jogador chega ao Cruzeiro para disputar posição com Wesley Gasolina e Igor Formiga, contratado neste início de temporada. No setor, Paulo Pezzolano deixou de ter Rômulo como opção, e Geovane Jesus está perto de ser negociado com o futebol dos Estados Unidos.
Retirado do Globoesporte.com
William, reforço do Cruzeiro, disputou três jogos nas Olimpíadas de 2016 — Foto: Divulgação/CBF