Paysandu vence o Tocantinópolis-TO na Curuzu e está nas semifinais da Copa Verde

Papão derrotou o Verdão do Norte e agora aguarda o classificado de Tuna Luso e São Raimundo-AM

Com gols do volante João Vieira e do zagueiro Genílson, o Paysandu venceu o Tocantinópolis-TO por 2 a 0 na noite desta terça-feira (1°), no Estádio da Curuzu e se classificou para as semifinais da Copa Verde 2022. Em campo, os comandados do técnico Márcio Fernandes aproveitaram a fragilidade do adversário e até teve chances para marcar mais vezes na primeira etapa, mas fez o suficiente para avançar.

Ainda que a espaços, o talento apareceu

Sem surpresas, até por ser apenas a segunda partida do time após as ‘férias forçadas’ pela eliminação na Série C do Brasileiro, o Paysandu apresentou um ritmo médio no primeiro tempo e mais baixo, na etapa afinal. No futebol, quando o coletivo não está no seu melhor e as pernas estão longe do ritmo de competição, o talento precisa aparecer para que a equipe mais forte – ao menos no papel – possa se impor. E foi o que aconteceu em alguns momentos.

O Bicola veio a campo com um 4-1-4-1, com as novidades sendo o retorno do goleiro Thiago Coelho, após o casório no fim de semana, e a primeira titularidade de Thiago Ennes. Desde os primeiros minutos, o Papão juntou no lado esquerdo algumas das melhores armas ofensivas do time – Patrick Brey, José Aldo e Marlon – e conseguiu assim criar oportunidades.

Espaços aproveitados

Com toda a atenção do Tocantinópolis-TO voltada para este setor, o principal beneficiado foi João Veira, que aproveitou o espaço deixado pelo adversário para ser o elemento surpresa na área do Verdão do Norte. Após pelo menos duas jogadas trabalhadas pela esquerda que foram má finalizadas, foi desta mesma forma que veio o primeiro gol dos bicolores na partida.

Aos 22 do primeiro tempo, o meia José Aldo tabelou com o atacante Marlon, que cruzou rasteiro para João Vieira. Desta vez, o volante – que havia desperdiçado as duas chances anteriores – não deu mole desta vez e mandou no cantinho do goleiro Jean Silva, abrindo o placar para o clube paraense.

Erros a serem corrigidos

Apesar de ser melhor, sempre ter mais de 60% de posse de bola e ter criado as chances mais agudas da partida, o Paysandu não esteve cômodo na defesa. Enquanto buscava o gol desde o primeiro minuto, o sistema bicolor foi incapaz de impedir que o Tocantinópolis-TO acreditasse que o empate seria possível.

Seja no contra-ataque ou por erros defensivos, as oportunidades do Verdão foram perigosas. Como no erro de saída de bola do zagueiro e capitão bicolor Genílson. Para alívio do Papão, Thiago Coelho apareceu para salvar a tentativa do paraense Bilau, principal jogador rival.

Para fechar a conta

Já na reta final, quando o jogo já parecia caminhar para o solitário 1 a 0, o meia Gabriel Davis cobrou falta para a área. O zagueiro Genílson, em condição de impedimento, subiu mais alto que todo mundo e testou para o fundo do gol e fechou a conta.

Notícias positivas

Além da vitória e do funcionamento do lado esquerdo, o Paysandu teve mais algumas notas positivas, pensando nas semifinais da Copa Verde. Autor do gol, João Vieira teve uma das melhores atuações com a camisa bicolor, recuperando a bola na defesa e puxando contra-ataques, que muitas vezes os companheiros decidiam mal.

No segundo tempo, quando partida havia perdido algum ritmo, o atacante Dioguinho entrou em campo e tentou agitar o duelo, forçando o goleiro Jean Silva a fazer boas defesas. E, por fim, mesmo com o sistema defensivo ter cedido alguns ataques perigosos ao rival, a equipe terminou mais um confronto sem tomar gols.

Próximo desafio

Agora, o Paysandu aguarda o classificado de Tuna Luso x São Raimundo, que se enfrentam nesta quarta-feira (2), feriado do dia de finados, às 15h, no Estádio do Souza. Nas semis, os jogos serão decididos em ida – marcada para sábado, dia 5 de dezembro – e volta – marcada para a próxima terça (8). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda confirmará os horários dos duelos.

Acompanhe a cobertura de Paysandu x Tuna Luso ou São Raimundo-AM pelo portal OLiberal.com. Vale lembrar, não há vantagens. Portanto, em caso de empate em pontos e no saldo de gols, ao final dos dois jogos, o confronto será decidido nas cobranças de pênaltis.

Ficha técnica

Paysandu x Tocantinópolis-TO

Copa Verde – quartas de final

Data: 01/11/2022 (terça-feira)

Local: Estádio da Curuzu

Horário: 21h30

Árbitro: Julian Negreiros de Castro (AC)

Assistentes: Rener Santos de Carvalho (AC) e Iago Bruno Carvalho Nascimento (AC)

Quarto árbitro: Olivaldo Jose Alves Moraes (PA)

Gols: João Vieira aos 22/1T e Genílson aos 43/2T

Cartões amarelos: Marlon (PAY); Bidely, Otávio, Bilau e Marcinho (TOC)

Paysandu: Thiago Coelho; Thiago Ennes (Jean Henrique), Genílson, Naylhor e Patrick Brey; Mikael (Gabriel Davis); Robinho (Dioguinho), João Vieira, José Aldo (Roger) e Marlon; Danrlei (Batista).

Técnico: Márcio Fernandes

Tocantinópolis: Jean Silva; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala; Otávio (Fernando Ceará) e Andrezinho; Willian (Rômulo), Hiltinho e Everton Bilau; Bidely (Wellington Júnior).

Técnico: Jairo Nascimento

Retirado de O liberal

Sobre o autor