A entidade nacional de futebol também informa que os 24 clubes confirmados na disputa precisam definir vão ou não participar do torneio até a próxima sexta-feira (26).
Depois de tanta espera, finalmente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que a Copa de 2022 será realizada. Mesmo com a confirmação da disputa, o torneio será disputado em formato menor do que o habitual e sem o devido interesse dos clubes participantes e também por ser na véspera da Copa do Mundo.
Em documento divulgado no início da tarde desta quarta-feira (24), definiu todos os detalhes da nona edição da Copa Verde. A competição terá seu início no próximo dia 25 de outubro, com os duelos da primeira fase e terá a decisão no feriado de 15 de novembro, dia da Proclamação da Republica, quatro dias antes da abertura do Mundial no Catar.
Em função do calendário apertado, as três primeiras fases (etapa preliminar, Oitavas-de-Final e Quartas de Final) serão realizadas em partidas únicas. Já os duelos das semifinais e a final serão disputados no sistema de ida e volta. Ao todo, vinte e quatro equipes foram confirmadas pela entidade nacional, no entanto, é preciso que suas presenças sejam definidas até às 12h, da próxima sexta-feira (26).
Até o momento, o futebol paraense será representado por Clube do Remo (atual campeão do torneio), Paysandu (bicampeão da disputa em 2016 e 2018) e Tuna Luso Brasileira, todos com vagas garantidas por meio da classificação no Campeonato Paraense de 2021. Entretanto, enquanto o Papão disputa o acesso à Série B, e a Águia treina para a disputa, o Leão está sem elenco após eliminação na Série C.
CONFIRA AS DATAS DOS CONFRONTOS DA COPA VERDE:
1ª FASE: 25 de outubro:
OITAVAS-DE-FINAL: 29 de outubro;
QUARTAS-DE-FINAL: 1º de novembro;
SEMIFINAL: 5 e 8 de novembro;
FINAL: 12 e 15 de novembro
VEJA QUAIS OS CLUBES CONFIRMADOS PELA CBF NA COPA VERDE
Região Norte
Pará: Remo – atual campeão -, Paysandu e Tuna Luso;
Amazonas: Manaus e São Raimundo;
Acre: Rio Branco e Humaitá;
Rondônia: Real Ariquemes;
Roraima: São Raimundo de Roraima e Náutico de Roraima;
Tocantins: Tocantinópolis;
Amapá: Trem;
Centro-Oeste
Goiás: Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense e Grêmio Esportivo Anápolis;
Mato Grosso: Operário Várzea-Grandense, Luverdense e Cuiabá;
Mato Grosso do Sul: Costa Rica EC;
Distrito Federal: Ceilândia e Brasiliense;
Sudeste
Espírito Santo: Real Noroeste e Nova Venécia.
Retirado do DOL
Nona edição da Copa Verde é confirmada pela CBF | Fernando Torres