Série C: times classificados, os grupos do quadrangular do acesso e rebaixados após a rodada final

Últimas vagas do G-8 são preenchidas neste sábado por Vitória e Aparecidense. No Z-4, Brasil de Pelotas e Atlético-CE caem para a Série D de 2023

A 19ª e última rodada da Série C do Brasileiro, com todos os 10 jogos neste sábado, definiu os dois últimos clubes do quadrangular do acesso. Vitória e Aparecidense venceram, avançaram e fecharam o G-8 com os classificados Mirassol, Paysandu, ABC, Figueirense, Volta Redonda e Botafogo-SP. Esses oito times continuam na disputa das quatro vagas da Série B 2023.

A rodada também fechou os rebaixados desta edição da Série C. Brasil de Pelotas e Atlético-CE perderam e tiveram o rebaixamento decretado. Ferroviário e Campinense, que entraram em campo com o Z-4 confirmado, também vão jogar a Série D 2023.

quadrangular do acesso é a segunda fase da Série C. Até 2019, a CBF realizava as quartas de final e semifinais depois da fase de grupos. O mata-mata acabou em 2020, quando os clubes e a entidade decidiram mudar o regulamento.

Na edição 2022, esses oitos times classificados foram divididos em dois grupos de quatro, tendo como base a posição na tabela de classificação. Os dois primeiros de cada uma das chaves irão subir para a Série B do Brasileiro do próximo ano; os líderes fazem a final da Série C desta temporada. Confira como ficou a divisão dos grupos:

GRUPO B

  • 1º: Mirassol
  • : Volta Redonda
  • : Botafogo-SP
  • : Aparecidense

GRUPO C

  • : Paysandu
  • : Figueirense
  • : ABC
  • : Vitória

A CBF vai definir as datas e horários dos jogos do quadrangular do acesso. São seis rodadas, e os times jogam em turno e returno. Mirassol e Volta Redonda, no Grupo A; Paysandu e Figueirense, no Grupo B, jogarão a última rodada em casa.

Como foi a rodada? Botafogo-PB e Remo eliminados na última rodada

No confronto direto por uma vaga no G-8, a Aparecidense derrotou o Botafogo-PB por 1 a 0, no Aníbal Batista Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO). O artilheiro Alex Henrique marcou o único gol do jogo que classificou o Camaleão à segunda fase, eliminado o Belo. Foram 18 rodadas no G-8, e o Bota-PB saiu da zona de classificação na última rodada.

Remo, que começou a rodada no G-8, perdeu para o Botafogo-SP. Em Ribeirão Preto, São Paulo, o Pantera do técnico Paulo Baier venceu por 2 a 1. Bruno Michel e Jean Victor marcaram os gols do time paulista, e Daniel Felipe descontou.

Na disputa para quem iria ficar na liderança, Mirassol e Paysandu perderam seus jogos. O Leão foi derrotado pelo Manaus, por 2 a 1, na Arena da Amazônia. O Papão, em casa, na Curuzu, foi derrotado pelo Floresta por 1 a 0. Raphael Luz fez o gol do jogo, vitória que manteve o Verdão do Ceará na Série C.

Retirado do Globoesporte.com

 Foto: Fernando Roberto/Ituano FC

Sobre o autor