Volante assina contrato com o Furacão até 2024; ele deixou o Manchester City após nove anos
O volante Fernandinho foi apresentado pelo Athletico como reforço nesta segunda-feira. Em entrevista coletiva ao lado do presidente do clube, Mario Celso Petraglia, o jogador de 37 anos falou sobre o retorno ao Furacão. O contrato vai até o fim de 2024.
Na apresentação, Fernandinho ganhou a camisa 5, deixou claro que está realizando um sonho ao poder voltar ao Athletico e indicou que pretende encerrar a carreira pelo clube:
– Sem dúvida estou realizando um desejo pessoal, um sonho de voltar a vestir a camisa do Athletico. Estabelecer uma marca que encerrarei minha carreira jogando por apenas três clubes: dois na Europa e um no Brasil.
— Fernandinho, de volta ao Athletico
– Muito feliz, agradeço minha família, que me apoiou desde sempre nessa decisão. Não só o meu coração, mas o de todos nós acabou falando mais alto nesse momento. Tivemos inúmeras propostas, de vários clubes diferentes, do Brasil e de fora. Mas a decisão mais sensata foi voltar para casa e tentar entregar o meu melhor aqui no Athletico agora – disse Fernandinho.
Fernandinho estará à disposição para jogar pelo Furacão a partir de 18 de julho, quando reabre a janela de transferência. Ele estava de férias com a família, fez o último jogo no dia 22 de junho pelo Manchester City e destacou que pretende voltar aos treinos na próxima semana.
– Fiz uma avaliação médica hoje, devo dar seguimento amanhã e depois. Devo treinar na semana que vem, fazendo uma mini pré-temporada, para ficar à disposição a partir do dia 18 – comentou o volante. O presidente Mauro Celso Petraglia foi quem conduziu as negociações diretamente com Fernandinho desde o início de maio.
O ge antecipou a notícia de que o destino do atleta seria a Arena da Baixada ainda no começo de maio, quando as conversas entre o jogador e o presidente do Athletico começaram.
– Está realizando um sonho do Athletico, de voltar a sua casa. A gente manteve contato todos esses anos, desde que ele foi vendido para o Shaktar Donetsk. Acompanhamos a sua carreira espetacular. Foi, sem demérito aos demais, o atleta que mais destaque teve entre os que passaram aqui. O Kleberson foi pentacampeão do mundo, mas não teve a carreira que o Fernandinho conseguiu desenvolver – disse Petraglia.
– Virá nos ajudar nessa mudança de patamar que estamos trabalhando. Conseguir trazer o Fernandinho não foi fácil. Ele demonstrou desde o primeiro momento que a intenção dele era voltar ao Athletico. Mas a pressão do mundo inteiro e de vários clubes brasileiros, querendo tê-lo no grupo… Ele manteve-se fiel, o bom filho à casa torna – completou o presidente do Athletico.
Fernandinho estava no Manchester City desde 2013. Ele se despediu no clube com mais um título da Premier League – foi o quinto com o time, além de outras nove conquistas.
Revelado na base do PSTC, em Londrina, o meia jogou no Furacão entre 2002 e 2005 e depois seguiu para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, onde atuou por oito temporadas até ir para o Manchester City. Ele disputou ainda duas Copas do Mundo, em 2014 e 2018, e foi campeão da Copa América, em 2019.
Desde que anunciou a saída do Manchester City, Fernandinho recusou propostas de outros clubes do futebol brasileiro e também de clubes do Oriente Médio. Ele foi sondado por diversos clubes do Brasil, da Europa e do mundo árabe. Entre os times estão Atlético-MG, Corinthians, Botafogo, Flamengo e Palmeiras. Poré, o jogador sempre demonstrou muita vontade em estar novamente no Athletico.
O Athletico tem interesse em seguir o trabalho com Fernandinho para o futuro, quando ele sentir ser o momento de encerrar a carreira, seguir no clube em um cargo fora dos gramados.
Retirado do Globoesporte.com
Fernandinho é apresentado no Athletico — Foto: Thiago Ribeiro/ge