Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem, forma nova comissão com 18 integrantes, entre eles ex-árbitros como Ricardo Marques Ribeiro e Péricles Bassols
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, anunciou nova equipe para o departamento.
São, ao todo, 18 integrantes (veja lista completa abaixo). As arbitragens estão sendo alvo de críticas de dirigentes de clubes e de federações estaduais, principalmente desde o início do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. As decisões do árbitro de vídeo provocam polêmicas e protestos.
Entre os novos membros da comissão, estão alguns ex-árbitros como Ricardo Marques Ribeiro e Péricles Bassols.
A rodada do último fim de semana foi especialmente ruim para a arbitragem, com críticas em diversos jogos das duas principais divisões. Na partida mais polêmica, Sávio Pereira Sampaio cometeu uma série de erros na vitória do Botafogo sobre o Internacional por 3 a 2.
Profissionalização e punições
Seneme também falou sobre ações para tomar com árbitros que cometem erros. Ele observou que o afastamento nem sempre resolve o problema.
– O árbitro que entra no freezer, quando descongela é o mesmo que cometeu o erro anterior. Fica seis meses parado e sai do freezer igual a quando entrou. A chance de ele cometer o mesmo erro é enorme. Tem que ser um processo construtivo – disse.
O dirigente também falou sobre os constantes pedidos para profissionalização dos árbitros.
– Não existem ainda elementos que permitam profissionalizar. Já foi instituída pelo Congresso Nacional, ao reconhecer que existe a profissão árbitro de futebol. Mas como isso vai ser realizado? Como vamos profissionalizar? Quantos serão? Dividir uma categoria, profissionalizar uns e não outros, não me parece a melhor solução.
Confira a lista completa da Comissão de Arbitragem:
- Wilson Luiz Seneme – Presidente da Comissão de Arbitragem
- Emerson Augusto de Carvalho – vice-presidente da Comissão de Arbitragem
- Ricardo Marques Ribeiro – Membro da CA
- Hilton Moutinho Rodrigues – Membro da CA
- Regildênia de Holanda Moura – Membro da CA / Responsável Arbitragem Feminina
- Ítalo Medeiros de Azevedo – Membro da CA / Estatístico
- Alicio Pena Júnior – Gerente Geral do CEAB
- Roberto Perassi – Gerente Ensino Arbitragem
- Giuliano Bozzano – Gerente Técnico Arbitragem
- Péricles Bassols – Gerente Técnico VAR
- Lucas Dias Almeida – Gerente VAR
- Rodrigo Pereira Jóia – Gerente Administrativo Abitragem
- Paulo Roberto da Rocha Camello – Coordenador Físico Arbitragem
- Mikael Silva Araújo – Analista Técnico de Vídeos
- Edson Rezende de Oliveira – Ouvidoria / Corregedoria Arbitragem
- Renata Lee – Coordenadora Administrativa Futsal
- Sandro Brechane – Coordenador Técnico Futsal
- Nayara Santos Azevedo – Analista Administrativa CA
- Tatiana Pacheco Lima Guedes – Analista Administrativa CEAB
“Equívocos vão diminuir”
Na abertura da reunião, que teve a presença de alguns representantes de clubes e de federações, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que estimula as críticas para melhoria da arbitragem.
– Vocês estão aqui pelo trabalho bem sucedido que já fizeram na arbitragem e pela confiança do presidente da comissão de arbitragem. Eu acredito que a crítica constrói: quero que façam cobranças aos árbitros. Não quero paternalismo, isso já acabou – disse Ednaldo, respaldando Seneme.
– Hoje estamos começando mais uma nova fase, confio muito no trabalho do Seneme. Fiz questão que ele escolhesse vocês, foi escolha totalmente dele. Ele teria toda a liberdade de fazer a mudança que ele quisesse.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pediu a palavra no início da reunião e garantiu que vai seguir investindo na arbitragem. Ele também reconheceu erros, mas pediu para que fossem ignoradas as “críticas pejorativas”.
Vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Comissão, Wilson Seneme — Foto: Martín Fernandez
Retirado do Globoesporte.com