Estadual retorna no dia 1° de agosto
Entre os maiores interessados em como seria a retomada do Campeonato Paraense, estão os clubes do interior paraense. A equipe de O Liberal entrou em contato com as equipes, para comentarem sobre a data de retorno do Parazão e as medidas tomadas pela Federação Paraense de Futebol (FPF) para a volta do estadual.
Entre as ações estão: Belém definida como sede única (com custeio da estadia das equipes), não há rebaixamento, clubes poderão inscrever mais de 15 atletas, obrigatoriedade em seguir o protocolo de segurança dos jogos.
Confira como os clubes avaliaram a data e medidas:
Castanhal – 3° colocado (14 pontos)
Presidente do Japiim, Helinho: “Dentro do cenário que nos encontramos, a gente está preparado. Vamos marcar a apresentação para semana que vem e ficar confinados no CT. [Sobre as medidas] achei sensato”.
Paragominas – 4° colocado (13 pontos)
Presidente do PFC, Jacó Pereira: “Deu tudo certo [com as decisões tomadas], se tem que voltar, vamos voltar e se preparar para o retorno do Campeonato. Precisamos agora montar o time, pois não tínhamos como bancar esses meses parados, pois não tínhamos calendário”.
Águia – 5° colocado (11 pontos)
Até a publicação desta matéria, o presidente Sebastião Ferreira não respondeu aos questionamentos.
Independente – 6° colocado (10 pontos)
Presidente do Galo, Deley Santos: “Achei muito em cima, menos de 30 dias. Mas vamos lá, vamos ver o que dá para fazer. Vamos ter que montar um time para duas partidas, até porque não está confirmado ainda a Série D”. O mandatário não avaliou as ações da FPF para o retorno do estadual.
Bragantino – 7° colocado (10 pontos)
Presidente do Tubarão, Paulo Correa: “Acredito que foi a forma mais sensata de retornar o campeonato. O protocolo tem que ser seguido à risca, quem não cumprir pode sofrer sanções. Tirar o rebaixamento foi uma forma viável de não prejudicar ninguém. Há clubes que vão para as últimas rodadas sem pretensão nenhuma”.
Tapajós – 8° colocado (8 pontos)
Presidente do Boto, Izabele Drago: “Quanto à data, não há problema. Único detalhe é que ainda está proibida atividade física em Santarém. Essa estadia bancada pela FPF é na véspera do jogo. Como o Tapajós tem muitos atletas em Belém, a intenção é fazer treinos aqui e juntar com o pessoal de Belém, que também vai continuar em preparação. Temos a intenção e vamos pedir à FPF para ir antes.
Itupiranga – 9° colocado (8 pontos) – e Carajás – 10° colocado (2 pontos)
A reportagem tentou contato com o presidente do Crocodilo, Izaias Alves, e do Pica-Pau da Ilha, Luiz Omar, porém, sem sucesso.