Grandes paulistas voltam aos treinos com indefinição nas competições

Após semana de testes da Covid-19 e exames físicos e fisiológicos, clube podem treinar com bola

CorinthiansPalmeirasSantos e São Paulo estão liberados para retomarem normalmente os treinos a partir desta quarta-feira, 1º de julho, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo.

Durante a semana passada, os clube realizaram os testes para coronavírus e outros exames físicos e fisiológicos com os atletas. Com o retorno das atividades com bola, qual o próximo passo? Ainda há total indefinição sobre datas do retorno dos jogos para esse quarteto.

Mas qual o panorama das competições paralisadas e das que ainda precisam começar?

  • Paulistão: não há previsão de reinício. O torneio foi interrompido em março, quando faltavam seis rodadas (duas da primeira fase e quatro do mata-mata). Federação Paulista e clubes ainda não discutiram com o governo do Estado a respeito de datas para a retomada.
  • Libertadores e Sul-Americana: ainda não têm data definida – ambas foram paralisadas em março. A Conmebol estima que em setembro seja possível retornar, depois da Data Fifa que vai de 31 de agosto a 8 de setembro. Para isso, é preciso que o futebol tenha sido retomado em todos os 10 países que formam a confederação e que as fronteiras estejam reabertas.
  • Brasileirão: a CBF estipulou 9 de maio como data para o início da competição. Trata-se de uma projeção, não de uma decisão já tomada. A entidade estima que é o tempo necessário para que todos os clubes e federações estaduais estejam prontos. Os paulistas são contra essa data.
  • Copa do Brasil: a CBF não estipulou ainda uma data para reinício da competição, mas já se sabe que não há como fazer antes de 9 de agosto – o dia previsto para o Campeonato Brasileiro. A CBF quer esperar as definições da Conmebol sobre Sul-Americana e Libertadores, porque a Copa do Brasil normalmente ocupa as mesmas semanas do calendário.

O Corinthians realizou 191 testes antes de começar as avaliações físicas presenciais dos jogadores no CT Joaquim Grava. Deste total, 55 pessoas (entre atletas, estafe e funcionários) tiveram contato com o novo coronavírus apresentando anticorpos ou o vírus ativo.

No elenco, oito passaram a primeira semana afastados. Na terça-feira, após nova bateria de exames, todo o elenco foi liberado para os treinamentos.

O Palmeiras se reapresentou para testes na última segunda-feira pela primeira vez com todos os atletas à disposição. Na primeira rodada de exames, o Verdão identificou um atleta com Covid-19 e outros três que já estavam recuperados.

O Santos realizou 74 testes de Covid-19 na primeira bateria de exames. Ao todo, apenas um jogador e oito funcionários foram diagnosticados com o novo coronavírus. Só quem já estava imunizado ou não teve contato com o vírus iniciou os testes físicos e clínicos com os companheiros.

Para evitar aglomerações e propagação do novo coronavírus, o Santos dividiu o elenco em grupos. As atividades, antes do retorno dos treinamentos com bola, foram realizadas no período da tarde.

Entre 90 pessoas examinadas, o São Paulo informou que um jogador e um funcionário foram diagnosticados com Covid-19 e ficaram afastados dos testes clínicos, físicos e fisiológicos. O CT da Barra Funda está com protocolo especial para respeitar as orientações das autoridades de saúde.

https://globoesporte.globo.com/

Sobre o autor