O Governo do Pará patrocina o Parazão há mais de 10 anos e é o principal investidor da competição.
Entidades do mundo do futebol, clubes e o próprio governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), confirmaram uma reunião que será realizada a partir das 9h desta sexta-feira (26), no Palácio do Governo. Em pauta, estarão dois assuntos prioritários: a retomada do Campeonato Paraense 2020 e o projeto de reforma do estádio Mangueirão.
Além disso, a Federação Paraense de Futebol vai apresentar à executiva estadual o protocolo de segurança ao novo coronavírus, desenvolvido por médicos e esportistas. O detalhe é que o documento trata da preparação exclusiva para pré-jogos e jogo. O campeonato está suspenso desde março como precaução ao novo coronavírus.
O Governo do Pará patrocina o Parazão há mais de 10 anos e é o principal investidor da competição.
A FPF insiste na ideia de continuidade do Estadual, apoiada numa posição anterior da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de órgãos estatais.
Os clubes, contudo, alegam dificuldades financeiras e de calendário para defender a não viabilidade da sequência do campeonato. O principal líder da oposição ao torneio é o presidente do Paysandu, Ricardo Gluck Paul, que tem apoio de clubes do interior.
Gluck Paul se pronunciou oficialmente sobre o assunto. “Foi realizada uma reunião com o Ministério Público, com os clubes e a Federação Paraense de Futebol. A reunião foi um sucesso na questão dos treinos. Mas, há um fato: O Cláudio (da Federação) disse que não há a menor possibilidade de não haver Campeonato Paraense, já que os clubes realizaram contrato e são obrigados a jogar. É uma declaração surpreendente. Há uma dissonância”, disse, abordando as dificuldades dos clubes.
Segundo Ricardo, ‘o Paysandu está preparado para disputar o campeonato’. Porém, o gestor bicolor critica a forma que o planejamento da FPF é apresentado, pede explicações das providências e análises do cenário. “Como sempre, a Federação está afastada da comunicação com os clubes. Se já resolveram a questão financeira e estrutural, não sabemos”, disse, seguindo. “Nesta reunião, a Federação informará a data do campeonato. Estamos surpresos. Pelo que se fala, a data (para retorno do Parazão) seria dia 12 de agosto. Quais os critérios para garantir o campeonato? Entendo como uma boa notícia. Agora, com as notícias de que a pandemia está em estado crítico no interior, os clubes informando que o dinheiro acabou e estão preocupados com a questão financeira… Fico feliz de saber que há resolução disto! Lamento a forma, mas fico aliviado em saber que há solução”, disse, em tom levemente, irônico.