Paysandu goleia Paragominas e assume liderança do Parazão

Numa manhã de calor intenso, o Paysandu fez prevalecer o mando de campo e goleou o Paragominas na Curuzu, neste domingo (16), em jogo da quinta rodada da primeira fase do Parazão. O placar de 5 a 0 levou a equipe bicolor à liderança do campeonato, com mesmo número de pontos do Remo (12), mas com vantagem no saldo de gols.

Na sexta rodada o Paysandu vai enfrentar o Bragantino no Diogão, em Bragança, no dia 29. Mas, antes o Papão vai encarar o CRB- AL, quarta-feira (19), na Curuzu, pela Copa do Brasil. O Paragominas, por outro lado, receberá o Tapajós na Arena Verde no dia 1 de março, às 10h.

O JOGO

O domínio bicolor, após sucessivos ataques foi coroado com o gol marcado por Uilliam aos sete minutos. O lance do tento aconteceu depois do segundo escanteio cobrado por Diego Matos. Houve rebote da zaga e o atacante do Papão completou de cabeça.

O Paysandu seguia com a bola nos pés, deixando o Jacaré aprisionado em campo. O destaque era para o meio-campo alviceleste, especialmente com a dupla PH e Anderson Uchôa, que conseguia proteger a zaga e iniciar as transições ofensivas com qualidade.

O Paragominas, por sua vez, conseguiu espaço na defesa do Papão quando o camisa 10 Maracanã improvisou, buscou o drible, tabelou e entrou na área. Ele chutou forte, mas foi travado e a bola saiu pela linha de fundo.

No segundo tempo, o Bicola voltou a marcar ainda aos sete minutos de bola rolando. No lance, Serginho recebeu na ponta direita e cruzou na medida para a chegada Nicolas. O atacante pulou entre os zagueiros e testou para a rede com facilidade.

Administrando o posse de bola, o Paysandu seguia fulminante, mas tratou de mudar o meio-campo com as entrada de Alex Maranhão e Deivid Souza nos lugares de Serginho e do estreante do dia, Luiz Felipe, que mostrou ainda precisar de ritmo de jogo.

O campo ficou menor para o Jacaré com a expulsão do volante Galvão. Com um a mais em campo, o Paysandu chegou ao terceiro gol aos 22 minutos, com Wesley Matos. O zagueiro apareceu na área para aproveitar a sobra do goleiro Gustavo, que saiu completamente errado do gol e, ao invés de encaixar a redonda, acabou dando um soco fraco e deixando-a cair no pé do camisa 3 do Bicola, que a mandou para a rede. Logo depois, porém, o volante PH, que vinha sendo um destaque do Papão, foi expulso.

Mesmo com o jogo já decidido, o Paysandu era empurrado pela torcida para buscar mais gols. Em um lance, Deivid Souza tentou proteger a bola para ganhar um lateral no campo de ataque, mas recebeu gritos da torcida e resolveu dominar a redonda e sair para o jogo. Deu certo! Aos 29 minutos, uma boa jogada iniciada com Deivid Souza, passou por Nicolas, que serviu Alex Maranhão sozinho na área. O camisa 8 bateu forte e Gustavo rebateu, mas nos pés de Caíque Oliveira, que tinha acabado de entrar no jogo. Caíque jogou para o gol e saiu para festejar o quarto tento do Papão e o quarto dele no campeonato.

Já aos 45 minutos, Nicolas recebeu o passe de Uchôa, tabelou com Deivid Souza e disparou para o mano a mano com o goleiro Gustavo. Nicolas entrou na área e bateu no cantinho esquerdo do camisa 1 do Paragominas, que ainda chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para impedir o quinto gol dos donos da casa e da festa!

HOMENAGENS

Antes do jogo, a diretoria do Paysandu fez duas grandes homenagens na Curuzu. A primeira foi para o repórter da Rádio Liberal, Agripino Furtado, pelos mais de 40 anos de trabalho como setorista do clube. A segunda foi para a torcedora Luísa, que é deficiente visual e é uma apaixonada pelo clube por futebol. Luísa, aliás, chegou a ler a escalação em braile e pediu que o futebol seja sempre um lugar de respeito e de paz.

FICHA TÉCNICA

Paysandu x Paragominas

Local: Curuzu

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva

Cartão Amarelo: Alan Marley, Biro, do Paragominas; Luiz Felipe e Diego Matos, do Paysandu

Cartão Vermelho: Galvão, do Paragominas, PH do Paysandu

Renda: R$131.700

Público: 8.334 – 4.253 pagantes; sócio bicolor- 2.319; credenciados – 1.762

Gols: Ulliam, 7/1T; Nicolas 7/2T, Wesley Matos, 22/2T, Caíque Oliveira, 29/2T, Nicolas 44/2T

Paysandu: Paulo Ricardo; Tony, Micael, Wesley Matos e Diego Matos; PH, Anderson Uchoa, Serginho (Alex Maranhão) e Luiz Felipe (Deivid Souza); Uilliam (Caique Oliveira) e Nicolas.

Técnico: Hélio dos Anjos

Paragominas: Gustavo; Raillyson, Wellyson, Yan e Renan; Galvão, Biro, Alan Marley e Maracanã (Heuler); Nenê Apeu (Raikard) e Buiú.

Técnico: Rogerinho Gameleira

O Liberal

Sobre o autor