O São Francisco completa nesta quarta-feira(30) 90 anos, são nove década de historia no futebol santareno e paraense, mesmo com o momento tuim que passa novamente sendo rebaixado para segunda divisão, a torcida azulina celebra mais um aniversario do Leão do Tapajós, acreditando sempre na superação e na raça azulina para novamente dar a volta por cima .
O São Francisco hoje está sendo dirigido por Rodrigo José, que assumiu a presidência do clube depois da renuncia de Milton Maia, no momento só está atuando com seu time amador, onde este ano foi vice-campeão Sub-20, e agora disputa o Campeonato Santareno.
Desde quando o futebol foi introduzido em Santarém, diversas agremiações foram formadas destinadas à prática deste esporte, porém, nenhuma até hoje, conseguiu sobreviver tão longo período como o São Francisco Futebol Clube.
Para um clube que conquistou tantos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do Oeste Paraense – O São Francisco Futebol Clube.
Pelo ano de 1920 os dois clubes de maior sucesso na região eram o Santa Cruz e o União Sportiva da Congregação Mariana, oriundos das equipes do Paissandu e Tapajós. Pelos seus nomes já indicava se tratar de agremiações ligadas ao movimento religioso da Igreja Católica, fundado pelo sacerdote Frei Ambrósio Phillipsenburg, da ordem dos frades menores.
O “União Sportiva” era um time extremamente forte, capaz de dar combate ao seu grande e tradicional adversário da época, o Santa Cruz.
Entretanto o movimento jovem que colaborava com a equipe da União Sportiva, a cada dia crescia de atletas que queriam jogar no clube, motivou um grupo de jovens a formar uma nova equipe que realmente atendesse as necessidades e homenageasse o ilustre desportista Frei Ambrósio. A 30 de outubro de 1929, foi fundado o time do São Francisco, com o intuito de homenagear a escola fundada pelo grande incentivador do futebol Santareno da época, Frei Ambrósio. A fundação do clube de futebol São Francisco, foi o acontecimento do ano em Santarém e de modo marcante na história do esporte da região, pois a equipe recém formada agregava os melhores atletas da cidade.
Depois de muitos treinamentos no campinho da escola de mesmo nome, finalmente foi programado o primeiro jogo. Era a primeira apresentação do já bem montado e organizado time de futebol, que se chamava: São Francisco Sport Clube (primeiro nome do clube).
As primeiras cores do clube foram preto e branco, com listas horizontais; tal fato foi registrado na história, devido a falta de opção no comércio local, que não apresentava outras cores disponíveis para comercializar. Premidos pelas circunstâncias não houve preferência pelas cores. Usaram as disponíveis .[2]
Em 1998, o São Francisco fez uma de suas melhores campanhas no estadual, alcançando o 4º lugar, atrás de Remo, Paysandu e Vênus; a boa campanha garantiu o clube de Santarém para a disputa da 3ª Divisão Nacional, e com uma fantástica atuação, o Leão Santareno poderia seguir para a Fase Final, mas foi eliminado pelo São Raimundo/AM, após dois empates, em pleno Barbalhão, perdeu nos pênaltis e encerrou sua participação na 19ª colocação entre sessenta e cinco participantes.
Em 2000, ano que foi rebaixado para a 2ª Divisão Paraense, o São Francisco disputou sua última partida oficial. Desde então se restringiu a disputar campeonatos municipais. Manteve-se nesta situação até 2010, quando retomou as atividades para a disputa da 2ª Divisão, mas capitulou já na primeira fase, ficando na última posição do Grupo 3 e em sétimo lugar na classificação geral.Em 2016,numa campanha histórica foi vice campeão paraense,após perder a final do campeonato,mas ganhou um dos dois turnos que deu a vaga na finalíssima.Em 2017 fez um péssimo torneio no estadual e foi rebaixado a segunda divisão paraense e foi eliminado na 2 fase da série D do Campeonato Brasileiro.
O time azulino voltou a disputar a segunda divisão do paraense em 2018, onde foi vice-campeão, retornando a elite do futebol paraense em 2019, mas com uma campanha muito abaixo da expectativa voltou a ser rebaixado para segunda divisão desta fez juntamente com seu maior rival o São Raimundo.
https://pt.wikipedia.org/wiki