De virada e com dois a mais em campo em parte do segundo tempo, o Vasco fez 2 a 1 no Fluminense, na manhã deste sábado, em São Januário e conseguiu se afastar da zona de rebaixamento, deixando o adversário para trás. Castan e Bruno César marcaram para o Vasco, enquanto Pedro fez o do Fluminense. O Cruz-Maltino chegou aos 12 pontos e ficou na 14ª colocação. O Tricolor parou nos 9 pontos e caiu para o 16º lugar.
Na 12ª rodada, o Vasco visita o líder Palmeiras no Allianz Parque, no próximo sábado, às 17h. No mesmo dia, às 19h, o Fluminense recebe o São Paulo, no Maracanã.
Clássico quente
A partida começou agitada e tensa em São Januário. Logo com um minuto de jogo, Yan Sasse já arriscou um chute de fora da área, mas acabou pegando mal na bola. Depois, o clima esquentou. E não só pelo sol de quase meio-dia. A cada falta marcada, os jogadores das duas equipes reclamavam com a arbitragem e discutiam entre si. Só no primeiro tempo foram quatro cartões amarelos distribuidos.
Depois, foi a vez do Fluminense chegar com perigo. Primeiro, o zagueiro Digão cabeceou uma bola que acertou a trave, mas o lance já estava parado por impedimento. Alguns minutos depois, Pedro recebeu pelo lado esquerdo e finalizou com perigo para o gol de Sidão, que substituiu Fernando Miguel, cortado em cima da hora por estar com febre. O goleiro vascaíno não conseguiu encaixar e colocou para escanteio. Aos 19, o Vasco quase marcou. Raul ganhou de Digão e saiu na cara de Agenor. Ele só rolou para Marquinho, no meio da área. Na hora que o meia ia finalizar, Nino apareceu e conseguiu jogar a bola para escanteio.
Duelo tático
Após os 25 minutos de jogo, quando Fluminense tinha mais de 60% de posse de bola, o Vasco adiantou a marcação e pressionou a saída de bola tricolor. Em alguns lances, conseguiu forçar o erro adversário e já pegava a bola próximo da área do Flu. Mas faltou qualidade nas finalizações vascaínas.
Pedro faz a diferença
Se o Vasco, mesmo sendo mais objetivo, não conseguia marcar, com o Fluminense foi diferente. E o camisa 9 tricolor aproveitou bem a chance que teve no final do primeiro tempo. Aos 46, após boa jogada de Gilberto, Pedro recebeu na entrada da área e finalizou com muita categoria no cantinho do gol: 1 a 0 para o Flu!
Vasco volta melhor
Se o primeiro tempo terminou positivo para o Fluminense, o início da segunda etapa deu indícios que o Vasco poderia ter uma melhor sorte no jogo. Aos 11 minutos, Digão foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, deixando o Fluminense com um a menos em campo. E logo dois minutos depois o Cruz-Maltino quase marcou com Henríquez. O zagueiro ficou com uma sobra após cobrança de falta de Valdivia e, quase sem ângulo, finalizou uma bola na trave.
E o Vasco conseguiu chegar ao gol de empate aos 21 minutos. E num gol de muita raça. Após cruzamento, Marrony cabeceou e Agenor espalmou para a área. No rebote, Castan tentou duas vezes para vencer o goleiro adversário e marcar o primeiro gol do Cruz-Maltino.
O time da virada
Se o cenário já era melhor para o Vasco após o gol de empate, a situação ficou melhor ainda aos 28. Após lançamento nas costas da zaga tricolor, Frazan, que era o último homem, segurou Pikachu, o juiz marcou falta e expulsou o jogador que havia entrado após a expulsão de Digão. Na cobrança da falta, Bruno César bateu com muita qualidade e colocou no ângulo de Agenor. 2 a 1 para o Vasco e três pontos na conta do Cruz-Maltino!
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 FLUMINENSE
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 20/07/2019, às 11h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ) – Nota LANCE!: 5,5 – Acertou na primeira, mas exagerou na segunda expulsão do Fluminense.
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Gramado: Bom
Público/Renda: 19.607 pagantes/R$ 671.473,00
Cartões amarelos: Pikachu, Marrony e Tiago Reis (VAS), Digão, Daniel e Bruno Silva (FLU).
Cartões vermelhos: Digão e Frazan (FLU)
GOLS: Pedro, 46’/1ºT (0-1); Leandro Castan, 21’/2ºT (1-1) e Bruno César (30’/2ºT)
VASCO: Sidão, Yago Pikachu, Henríquez, Leandro Castan e Henrique; Richard, Raul e Marquinho (Tiago Reis, 8’/2ºT); Yan Sasse (Bruno César, 9’/2ºT), Valdívia (Raúl Cáceres, 17’/2ºT) e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
FLUMINENSE: Agenor, Gilberto, Digão, Nino e Caio Henrique; Yuri, Bruno Silva, Daniel e Nenê (Franzan, 12’/2ºT); João Pedro (Brenner, 39’/1ºT) e Pedro (Airton, 31’/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
Lancenet