Não teve caxumba ou desfalque capaz de parar o Flamengo. Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro se superou, venceu o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã e conquistou o inédito título da Copa do Brasil Sub-17. Renier fez o gol da vitória em um jogo muito disputado e marcado pelo descontrole tricolor no fim: André e João Pedro foram expulsos por agressão.
Foi um jogo muito disputado no Maracanã. Apesar dos desfalques, o Flamengo partiu para cima desde o início. E soube aproveitar os erros do Fluminense, como a furada de Marcos Pedro que deu origem ao gol de Renier. O Fla poderia ter ampliado logo na sequência, quando Rhyan acertou o travessão de cabeça. O Tricolor parecia nervoso com a responsabilidade de enfrentar um rival desfalcado. Abusava dos lançamentos longos e das bolas levantadas na área. O segundo tempo foi quase de ataque contra defesa. O Fluminense pressionava desorganizadamente, enquanto o Rubro-Negro apostava nos contra-ataques. Se Renier fez o gol da vitória, é preciso citar também a atuação do goleiro Pedro Victor. O camisa 1 fez grandes defesas durante a pressão do Flu (foram duas bolas na trave) e ajudou a garantir a conquista.
RENIER, O NOME DA FINAL
Renier decidiu. No primeiro jogo, foi dele o gol no empate por 1 a 1. Nesta sexta, foi do meia também o gol da vitória por 1 a 0. Ele aproveitou a falha de Marcos Pedro e recebeu de Marcos Felipe e chutou sem chances para Marcelo Pitalunga. O camisa 10 do Flamengo marcou em todas as fases desde as oitavas de final.
SURTO DE CAXUMBA
A final ficou marcada pelo surto de caxumba que atingiu o sub-17 do Flamengo. A decisão seria disputada no dia 11/12 e foi adiada. Mesmo assim, o Rubro-Negro foi a campo nesta sexta-feira com nove desfalques: Yuri de Oliveira, Nathan, Gabriel Noga, Lázaro, Bruno Gabriel, Weverton, Sidney, Samuel e Jean Carlos. Sem falar nos suspensos Gomes e Luís Gustavo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 FLUMINENSE
Data/Hora: 21/12/2018, às 20h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Auxiliares: Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Público: 1.834 presentes
Cartões amarelos: Daniel Cabral, Lucas (FLA), Wallace, Marcos Pedro (FLU)
Cartões vermelhos: André, João Pedro (FLU)
Gols: Reinier (17’/2ºT) (1-0)
FLAMENGO: Pedro Victor, Braian (Jhonata – 15’/2ºT), Otavio (Hugo – 30’/2ºT), Lucas Freitas e Ítalo; Daniel, Lucas Gabriel (Dhouglas – 24’2ºT), Marcos Felipe, João Gabriel (Caio Alves – 30’/2ºT) e Reinier; Rhyan (Rodrigo Muniz – 30’/2ºT).
FLUMINENSE: Marcelo; Calegari, Luan, Davi, Marcos Pedro (Gabriel Teixeira – 38’/2ºT), André, Martinelli, Wallace (Yago – 38’/2ºT), Luiz Henrique, Marcos Paulo (Miguel Silveira – 23’/2ºT) e João Pedro. Técnico: Eduardo Oliveira.