Este foi o terceiro título do Brasil no Circuito Mundial. Além das duas conquistas do atual campeão, que se igualou ao havaiano John John Florence, vencedor nas duas edições anteriores, Adriano de Souza ficou com a taça em 2015.
A bateria da semi começou com excelentes ondas para os surfistas. Smith saiu na frente, mas Medina conseguiu encostar no placar rapidamente, o que deu um alívio para os torcedores presentes na praia de Oahu, no Havaí.
Restando pouco menos de 20 minutos para o término, Gabriel Medina conseguiu um tubo importante para ficar à frente do placar, pela primeira vez. Na sequência, o brasileiro vibrou muito pela conquista. Logo depois, Smith pegou um tubo, mas não conseguiu somar mais do que 7,33.
Com cinco minutos para o término, as ondas deram uma parada e Gabriel só esperou para soltar o título de campeão Mundial pela segunda vez, assim como em 2014. A cada virada do cronômetro, a torcida vibrava e foi apenas sair da água para abraçar os torcedores e ser carregado literalmente.