O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) resolveu acirrar ainda mais a disputa entre Tapajós e São Francisco neste domingo às 17h no Colosso do Tapajós, ofertando o troféu Lúcio Santarém, para o primeiro colocado da Chave A1 do Campeonato Paraense da Segunda divisão.
São Francisco, Tapajós e Santa Rosa da Vila de Icoracy fizeram parte do Grupo, que foi sediado pela primeira vez em Santarém. O São Francisco ficará com o troféu se vencer ou empatar, para o Tapajós somente a vitória interessa.
O troféu levará o nome de Lúcio Santarém pelos serviços prestados ao futebol santareno.Lúcio morreu no dia 27 de agosto de 2016, aos 59 anos, vítima de infarto.Nascido em 08 de novembro de 1956, na cidade de Santarém-PA, como jogador atuou com grande sucesso no futebol português, defendendo o Vitória de Guimarães e o Portimonense entre 1981 e 1984.
Regressou ao Brasil para jogar pelo Bahia, onde conquistou o campeonato estadual de 1984. Encerrou sua carreira pelo Atlético Rio Negro, de Manaus, após sofrer um grave acidente. Ele estava no ônibus de seu time, que despencou em uma ribanceira amazonense. Lúcio Santarém foi o mais afetado, com múltiplas fraturas nas pernas, joelhos, clavícula, braços e rosto.
Foi administrador do principal estádio de Santarém, o Colosso do Tapajós e como treinador dirigiu São Francisco, Tapajós(Amador) e São Raimundo, onde, em 2009, comandou a equipe na épica conquista da série D do Campeonato Brasileiro, em grande virada na finalíssima contra o Macaé, do Rio de Janeiro por 2 a 1.