O Paysandu entrou em campo contra o Londrina com três zagueiros e um atacante, terminou com três atacantes e um zagueiro e saiu com o peso da terceira derrota consecutiva nesta Série B. O revés por 2 a 1 para o Tubarão dentro do estádio do Café, em Londrina (PR), ainda deixou o Bicola a um passo da zona de rebaixamento da competição.
O Papão, mais ofensivo, conseguiu começar o jogo mais presente no campo ofensivo, mas sem finalizações que levassem algum perigo. Na primeira dos donos da casa, porém, saiu o gol de Thiago Ribeiro, ainda aos 27 minutos. O Papão conseguiu empatar no finalzinho da primeira etapa, com Renato Augusto. No entanto, aos oito da etapa final, o Londrina retomou a vantagem e a segurou até o final.
De cabeça cheia e mala vazia de pontos, os bicolores deixarão a cidade paranaense na 16ª colocação, com 24 pontos e um de diferença para a zona de queda. Isso porque foi superado pelo próprio Londrina, que empatou na quantidade de pontos, mas ganha na quantidade de gols marcados.
Na próxima rodada, o Papão voltará a ser visitante de um time em desespero. O adversário da terça-feira (21), às 19h15, será o Brasil de Pelotas, no Bento de Freitas, em Pelotas, com transmissão lance a lance pelo Portal ORM. Ao mesmo tempo, o Londrina voltará se apresentar em casa no duelo com a Ponte Preta.
1º tempo: desatenções e um gol pra cada
O primeiro tempo foi na base do ‘demorou para pegar no tranco, mas, quando pegou…’ A proposta de ocupação de espaços do Paysandu com as linhas ofensivas empurrou o Londrina para o próprio campo de defesa. Apesar disso, o Bicola pouco aprensentou resultado em finalizações. A primeira só foi ocorrer aos 25 minutos, quando Thomaz recebeu passe de Guilherme Teixeira dentro da área e bateu de primeira na rede pelo lado de fora.
A partir disso, no entanto, o jogo esquentou e a resposta do Londrina foi a mais eficaz possível. Aos 27, Jardel acertou um lançamento de mais de 70 metros de distância e contou com a falha do zagueiro novato do Papão, Guilherme Teixeira, para ver a redonda chegar no pé de Thiago Ribeiro. O atacante entrou na área bicolor sem marcação e, de frente para o goleiro Vagner, bateu no cantinho para abrir o placar.
O Papão chegou perto do empate três minutos depois, quando a falta cobrada por Pedro Carmona foi disputada, na pequena área do Londrina, pelos bicolores Guilherme Teixeira e Fernando Timbó. Os dois zagueiros chegaram juntos na bola e acabaram fazendo um desvio sem força na trajetória da redonda, que encontrou os braços do goleiro Vagner.
O Tubarão voltou a investir nos lançamentos longos e quase abocanhou o segundo tento na partida. Foi aos 32 em bola para Dagoberto. Renan Rocha teve de sair da área para afastar de cabeça e a bola ficou limpa para João Paulo, que arriscou de primeira e mandou a bola à direita da trave solitária do Paysandu.
No finalzinho, o Paysandu apostou no último gás para alcançar a igualdade no placar. Aos 39, Pedro Carmona recebeu cruzamento na área, tirou da marcação e não acreditou no lance. A bola acabou sobrando para Renato Augusto, que chutou fraco e viu o lateral direito, Matheuzinho cortar em cima da linha do gol. Aos 44, porém, não teve jeito. Pedro Carmona voltou a exibir habilidade para driblar dentro da área e a bola se apreentou para o mesmo Renato Augusto bater, mas ele tocou com firmeza e jogou no canto para empatar.
2º tempo: gol do Londrina e apatia bicolor
O segundo tempo começou e, assim como no primeiro tempo, uuma falha individual deixou um jogador acima da média do Londrina com chance para arrematar em gol. Depois de Thiago Ribeiro, foi a vez de Dagoberto, ainda aos oito minutos, receber na frente da área, dominar, ajeitar e soltar uma pancada no cantinho de Renan Rocha. Londrina 2 a 1.
A partir de então, os donos da casa seguraram o jogo e o Paysandu, desorganizado e sem vigor, tentou o empate. Os espaços deixados pelas subidas desenfreadas voltou a deixar espaços para investidas do LEC em lançamentos longos. Aos 14, Higor Leite recebeu na área e só não fez o gol porque Fernando Timbó conseguiu, de carrinho, jogar a bola pela linha de fundo.
O Papão continuava tentando rodar a bola e Dagoberto arriscou novamente de fora da área, mas viu a redonda passar rente ao travessão bicolor, aos 20. Dois minutos depois, Jardel tabelou na esquerda e entrou sozinho na área do Paysandu. Ele até guardou a bola na rede, mas já havia sido flagrado em impedimento. Gol anulado.
A única oportunidade criada pelo Paysandu foi aos 26 minutos, em cruzamento rasteiro de Guilherme Santos que o goleiro Vagner teve de sair nos pés do atacante Mike para afastar.
Ficha técnica (Londrina 2 x 1 Paysandu)
Londrina – Vagner; Matheuzinho (Moisés), Luizão, Lucas Costa e Sávio (Victor Luiz); Jardel, João Paulo e Higor Leite; Paulinho Moccelin, Thiago Ribeiro (Safira) e Dagoberto. Técnico: Roberto Fonseca
Paysandu – Renan Rocha; Guilherme Teixeira (Claudinho), Perema (Hugo Almeida) e Fernando Timbó (Edimar); Maicon Silva, Nando Carandina, Renato Augusto, Pedro Carmona, Thomaz e Guilherme Santos; Mike. Técnico: Guilherme Alves
Gols: Thiago Ribeiro 27’/1ºT (Londrina), Renato Augusto 44’/1ºT (Paysandu) e Dagoberto 8’/2ºT (Londrina)
Cartões amarelos: Matheuzinho, Luizão, Paulinho Moccelin, Safira, Thiago Ribeiro e Dagoberto (Londrina); Renato Augusto (Paysandu)
Local: Estádio do Café (Londrina/PR)
Árbitro: Vinicius Furlan – AB/SP
Auxiliares: Herman Brumel Vani – AB/SP e Vitor Carmona Metestaine – AB/SP
Público: 1.106 (963 pag.)
Renda: R$ 13.266,00
ORMNEWS