Uma noite marcante para os bicolores, mas para dois em especial! Diante do Juventude e do frio de 19ºC de Caxias do Sul (RS), no estádio Alfredo Jaconi, o Paysandu arrancou um empate, que poderia ter sido uma vitória, mas acabou tendo um sabor ‘heróico’ diante das circunstâncias. O jogo ocorreu na noite desta sexta-feira (11), pela quinta rodada da Série B do campeonato brasileiro.
Depois de uim primeiro tempo de domínio bicolor, o gol saiu como um prêmio para o dono da camisa 10 alviceleste, Thomaz. Na segunta etapa, porém, o companheiro de meiúca dele, o garoto Alan Calbergue, de apenas 19 anos, foi expulso de campo após duas faltas infantis, aos 32. Quatro minutos depois, os gaúchos chegaram ao empate com Yuri Mamute. A pressão jaconeira seguiu até os últimos minutos, mas Renan Rocha e companhia conseguiram garantir o ponto único fora de casa.
Com o resultado, o Papão chegou à vice-liderança e se manteve no G4 da Segundona com 11 pontos. O Juventude, no entanto, seguiu às proximidades da zona de rebaixamento, com cinco pontos e a um de diferença da zona de queda.
Na próxima rodada, o Ju visitará o Criciúma, às 21h30 desta terça-feira (15), no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), enquanto que o Bicola enfrentará o São Bento, às 16h30 do sábado (19), na Curuzu, em Belém. Antes disso, porém, o Papão jogará a final da Copa Verde, contra o Atlético do Espírito Santo, às 21h30 desta quarta-feira (16), no Mangueirão, em Belém.
1º tempo: Papão melhor e gol de Thomaz
Com um estilo de jogo cada vez mais embasado na troca de passes e na ocupação dos espaços dentro do esquema 3-4-3, o Papão começou de igual para igual contra o Juventude, que mostrou dificuldade para furar o bloqueio bicolor. Aos poucos, o Bicola foi avançando e superando as falhas em alguns passes, especialmente do garoto Alan Calbergue, para se tornar perigoso.
Os donos da casa apostavam nos lançamentos longos para Yuri Mamute e Caio Rangel, mas, aos 31 minutos, o Papão quase abriu o placar. No lance, Thomaz mandou para Claudinho, que descolou belo passe para Renan Gorne. O atacante dominou na área, segurou, ajeitou e chutou. A bola ainda desviou em Rafael Bonfim e seguia para o cantinho quando o goleiro Matheus Cavichioli conseguiu fazer um milagre. Ele voltou do contrapé e desviou a redonda com a ponta dos dedos para a linha de fundo.
Aos 37, o Juventude chegou a assustar com a cobrança de falta do zagueiro Fred. O goleiro Renan Rocha pegou em dois tempos. Mas, aos 42, o Paysandu conseguiu mudar o placar em belo contra-ataque puxado por Claudinho após roubada de bola de Alan Calbergue e tocou para Renan Gorne, que viu a chegada de Thomaz e rolou. O camisa 10 bateu com efeito e guardou no cantinho de Cavichioli.
2º tempo: expulsão no Papão e empate do Juventude
Pressionado por ainda não ter conseguido sequer uma vitória dentro de casa nesta Série B, o Juventude voltou a todo gás. Aos três minutos, Caio Rangel aproveitou uma saída errada da defensiva bicolor, entrou na área, driblou três e bateu cruzado para a defesaça do camisa 1 alviceleste. Aos oito, o mesmo Caio Rangel saiu pela esquerda e bateu cruzado. Dessa vez, a bola passou por Renan Rocha, mas foi afastada pelo zagueiro Douglas Mendes.
Aos 20, Thomaz bateu uma falta da intermediária com extremo perigo e Matheus Cavichioli espalmou pela linha de fundo. Três minutos depois, Renan Rocha abusou de reflexo em novo arremate de Caio Rangel, mais uma vez de dentro da área.
O Papão ficou com um a menos aos 32 minutos, quando Alan Calbergue, a exemplo do que fez no primeiro tempo, foi desarmado e tentou recuperar com falta. O garoto recebeu cartão amarelo na etapa inicial e foi expulso no segundo tempo. No minuto seguinte, Fred completou um passe na áera de bicicleta e jogou por cima do travessão. Aos 36, porém, não teve jeito. Yuri Mamute recebeu lançamento na área e bateu forte para empatar. No final, aos 45, Mamute voltou a ser acionado na área, limpou a marcação de Douglas Mendes e bateu de canhota para a defesa tranquila do goleiro Renan Rocha.
Ficha técnica (Juventude 1 x 1 Paysandu)
Juventude – Matheus Cavichiolo; César Martins (Leandrinho), Rafael Bonfim, Fred e Pará; Matheus Bertotto, Choco, Jair e Fellipe Mateus (Tony); Caio Rangel (Ricardo Jesus) e Yuri Mamute. Técnico: Julinho Camargo
Paysandu – Renan Rocha; Matheus Silva, Douglas Mendes, Edimar e Mateus Müller; Renato Augusto, Cáceres (Wylliam), Alan Calbergue e Thomaz (Dionathã); Claudinho (Magno) e Renan Gorne. Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Thomaz 42’/1ºT (Paysandu); Yuri Mamute 36’/2ºT (Juventude)
Cartões amarelos: Leandrinho, Rafael Bonfim, Matheus Bertotto, Caio Rangel e Bruno Ribeiro (Juventude); Matheus Silva, Douglas Mendes, Renato Augusto, Alan Calbergue e Renan Gorne (Paysandu)
Cartão vermelho: Alan Calbergue (Paysandu)
Data: 11/05
Hora: 19h15
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul/RS)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira – MG (CBF)
Assistentes: Marcio Eustaquio Sousa Santiago – MG (CBF) e Celso Luiz da Silva – MG (CBF)
Público: 3.162
Renda: R$ 31.710,00