Vexame! Apontada como uma das favoritas ao título do Sul-Americano sub-20, a seleção brasileira da categoria nem sequer conseguiu uma vaga na Copa do Mundo. A equipe ficou no empate sem gols contra a Colômbia, no estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, na noite deste sábado, e terminou o torneio na penúltima colocação do hexagonal final.
A Colômbia era a lanterna da chave com apenas um ponto, portanto, um adversário que não deveria ter complicado tanto um dos favoritos. O empate não mudou nada para os cafeteiros, que terminaram em sexto. Já o Brasil foi o quinto, com seis pontos
A vaga na Copa do Mundo seria obtida com uma vitória simples, suficiente para a equipe brasileira superar a Argentina (sete pontos) na classificação. Um pouco mais cedo, os arquirrivais venceram a Venezuela por 2 a 0.
Das 20 edições da Copa do Mundo da categoria, o Brasil não esteve em apenas duas. Isso aconteceu em 1979 e em 2013. A equipe canarinho tem cinco títulos na competição, quatro vices (perdeu a taça na última edição) e é a recordista em participações.
A seleção era apontada como favorita por contar com jogadores bem talentosos, como os meias-atacante David Neres e Matheus Sávio, o zagueiro Lyanco, o lateral Guilherme Arana, o volante Maycon, o meia Lucas Paquetá e os atacantes Felipe Vizeu e Richarlison.
“É triste, difícil, não tem o que falar. São jogadores que jogam com o elenco principal em seus grupos, experientes e de qualidade. Não tem explicação. É uma tristeza”, disse Maycon, que defende o Corinthians.
O técnico é Rogério Micale, que conduziu a equipe sub-23 ao inédito ouro olímpico.
Quem fez a festa foram os argentinos, que estavam no estádio justamente torcendo contra o Brasil para conseguir a vaga no Mundial da categoria.
As seleções classificadas ao Mundial da categoria foram Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina. O título do Sul-Americano será definido entre os uruguaios e os equatorianos, que se enfrentam às 23h (de Brasília), neste sábado, também em Quito.
FICHA TÉCNICA:
COLÔMBIA 0 X 0 BRASIL
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador
Data: 11 de fevereiro de 2017, sábado
Horário: 20h45 horas (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: Juan Pablo Montaño e Jose Antelo (ambos da Bolívia)
Cartões amarelos: COLÔMBIA: Ramírez, Fuentes. BRASIL: Caio Henrique, Dodô, Douglas
COLÔMBIA: Garcia, Arroyo, Chaverra, Fuentes e Segura; Balanta, Paz, Obregón (Hernandez) e Rojano; Ramírez (Valencia) e Quiñones (Diáz). Técnico: Claudio Úbeda
BRASIL: Lucas Perri; Dodô, Léo Santos, Lyanco e Guilherme Arana; Caio Henrique (Douglas Luiz), Maycon e Paquetá (Léo Jabá); Matheus Sávio (David Neres), Richarlison e Felipe Vizeu. Técnico: Rogério Micale
http://espn.uol.com.br/