São Raimundo faz coquetel nesta segunda-feira(9) para comemorar 73 anos de fundação

Os 73 anos do São Raimundo comemorado nesta segunda-feira(9) não passará em branco, a diretoria programou para 19h30, um coquetel na sede do clube, para associados, diretores, imprensa e a torcida alvinegra em geral.

Além dos títulos santarenos, o São Raimundo no futebol profissional foi vice-campeão paraense em 2009, vice-campeão da segundinha em 1997 e 2015 e o titulo mais importante de sua historia o Campeonato Brasileiro da Série D em 2009.

História

Com a decadência e desativação do Vasco da Gama, fundado em 1932, que teve como seu último presidente o sr. Odorico Reis de Almeida, surgiu em 1942 o Alegria Esporte Clube (uma alusão a Rua da Alegria), desarticulado no ano seguinte quando foi transformado em Santa Cruz Esporte Clube, de vida curta, e logo sucedido pelo São Raimundo Esporte Clube.

O ano da fundação

Em 3 de janeiro de 1944, uma segunda-feira, uma comissão formada por David Natanael, Valdomiro Pinto e Gerson Marinho, se dirigiu à residência de Odorico Reis de Almeida e o convidou para assumir a presidência do clube, pelo qual já demonstrava sua simpatia publicamente. O convite foi aceito e logo marcada a reunião de apresentação e posse.

No dia 6 de janeiro, quinta-feira, dia de Reis, na residência do próprio Odorico Almeida à Rua da Alegria, ocorreu a reunião em que a nova diretoria foi escolhida e empossada, com Odorico Reis Almeida na presidência e a manutenção dos outros associados nos cargos para os quais foram eleitos anteriormente. Valdomiro Paz Pinto como Secretário; Gerson Marinho da Silva como Tesoureiro e David Natanael Barbosa dos Santos como Diretor de Esportes. Após o ato de posse, o novo presidente deliberou logo sobre a compra de um livro de atas, bem como quanto a fundação oficial do São Raimundo, marcando para o domingo seguinte o evento solene.

A fundação do São Raimundo Esporte Clube

Dessa forma no dia 09 de janeiro de 1944, domingo, numa Assembléia Geral realizada na Rua da Alegria (atual 24 de Outubro nº 1601/Residência de Odorico Almeida), quase esquina com a atual Travessa Assis de Vasconcelos, às 20h00, foi oficialmente fundado o São Raimundo Esporte Clube, tendo como membros de sua primeira diretoria os senhores: Odorico Reis de Almeida, Presidente; Adamor Bibiano Ribeiro Macedo, 1º Secretário; Roosevelt de Pinho Gonçalves, 2º Secretário; Francisco Carlos Pereira, 1º Tesoureiro; Valdomiro Pinto, 2º Tesoureiro e David Natanael Barbosa dos Santos, Diretor de Esportes. Presentes ao evento eleitoral, além da Diretoria eleita, dentre outros, Ray Jennings, Valdo Marino, Miró, Gerson Marinho, Orlando Cota, Nego Otávio, Valentim, André Pimenta, Água Preta, Osmar Cota, Pé de Chumbo, Domingos Tapioca, Noronha, Dedé, Pingo, Perpétuo e Cassete. O uniforme, a princípio predominantemente na cor branca, além da influência dos uniformes oficiais do Santos Futebol Clube, de São Paulo e da própria Seleção Brasileira, se tornava mais fácil adquiri-lo no mercado da época. A sede provisória passou a ser a residência do próprio Odorico Reis Almeida na atual Rua 24 de Outubro, local da fundação.

O primeiro jogo

Na data da fundação, à tarde, o São Raimundo enfrentou amistosamente o Luso América da Vila de Arapixuna, no Parque do Paysandu, atual Colégio Batista, em Santarém.

Com a extinção do Alegria e a constituição do Santa Cruz, o elenco remanescente desses clubes passou a ser a pioneira onzena do São Raimundo Esporte Clube com Gerson – Waldomiro e Nezinho – Waldemarino, Moacir e Francisco Nascimento – Manezinho, Tapioca, Domingos Roque, David Natanael e Ceci Nascimento.

Mascote

Por ocasião da disputa do Campeonato Santareno de 1957, quanto o São Raimundo voltou a ser campeão, o locutor Elias Pinto, torcedor e fundador do time, através do microfone da Rádio Clube, passou a denominá-lo de “O Pantera Negra”.

 

Sobre o autor