Programa Rolanda a Bola, de segunda à sexta às 7:00h

São Raimundo completa nesta terça-feira(9) 74 anos de Fundação

Figueiroa, Juarez, Renato, Laurimar, Haroldo Meirelis e Raul; Domingão, Mano, Magno, Barriga e Petróleo.(Um dos grandes time da história do clube.(1978)

O São Raimundo Esporte Clube é uma agremiação esportiva de Santarém, uma das principais do estado do Pará. Fundado no dia 9 de janeiro de 1944. Com a decadência e desativação do Vasco da Gama, fundado em 1932, que teve como seu último presidente o senhor Odorico Reis de Almeida, surgiu em 1942 o Alegria Esporte Clube (uma alusão a Rua da Alegria), desarticulado no ano seguinte quando foi transformado em Santa Cruz Esporte Clube, de vida curta, e logo sucedido pelo São Raimundo Esporte Clube, no dia 9 de janeiro de 1944, num amistoso contra o selecionado de uma comunidade localizada as margens da rodovia Everaldo Martins. No momento de sua inscrição, um de seus sócio-fundador, o Sr. David Natanael ao invés de escrever o time como “São Brás” inconscientemente escrevera como São Raimundo. O uniforme, a princípio predominantemente na cor branca, além da influência dos uniformes oficiais do Santos Futebol Clube, de São Paulo e da própria Seleção Brasileira, se tornava mais fácil adquiri-lo no mercado da época. A sede provisória passou a ser a residência do próprio Odorico Reis Almeida na atual Rua 24 de Outubro, local da fundação.

Neste mesmo ano, o São Raimundo enfrentaria pela primeira vez o seu principal rival, o São Francisco, no campo “O Poeirão” onde hoje se localiza o Colégio Batista. No Confronto, o time azulino levou a melhor, com o placar de 5 a 3. O time do pantera que participou do primeiro clássico Rai-Fran da história foi: Gerson; Valdomiro e Nezinho; Valdemarinho, Moacir e Francisco Nascimento; Manezinho, Tapioca, Domingos Rock; David Natanel e Ceci Nascimento.

No dia 15 de janeiro de 1950, a Pantera conquistou seu primeiro título ao vencer o Campeonato Santareno de 1949 em cima do América por 1 x 0. Nos anos 50, os ídolos do clube eram Belêlêu e Enéas, que encantaram a torcida alvinegra.

Por ocasião da disputa do Campeonato Santareno de 1957, quanto o São Raimundo voltou a ser campeão, o locutor Elias Pinto, torcedor e fundador do time, através do microfone da Rádio Clube, passou a denominá-lo de “O Pantera Negra”.

Como profissional o maior titulo da historia do clube foi o Campeonato Brasileiro da Série D em 2009.

No Campeonato Brasileiro da Série D, o pantera se classificou na Primeira fase em 1º lugar no grupo B com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Derrotou o Genus por 3×1 (1×1 e 2×0) e o Cristal derrotando por 5×4 (4×1 e 3×1) e conseguiu passar para a Quartas de Final. Derrotando o mesmo Cristal Por 3×1 (1×1 e 2×0) e conseguiu a vaga Para a Série C e derrotou o Alecrim pelo placar de 5×3 (1×1 e 3×1), indo para a final contra o Macaé, sendo derrotado pelo placar de 3×2 fora de casa, e venceu em casa pelo placar de 2×1, o São Raimundo ganhou a taça pelos gols marcado fora.

Neste ano o São Raimundo é único representante do futebol santareno no Campeonato Paraense deste ano e já garantido para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2018.

Neste dia 9 de janeiro, quando o time alvinegro completa 74 anos de fundação, a diretoria que tem afrente o presidente Alexandre Lopes, a partir das 19h30, fará uma programação festiva para comemorar a data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *