quarta-feira, dezembro 13Programa Rolanda a Bola, de segunda à sexta às 7:00h

Paysandu perde para o Figueirense na despedida da Série B do Brasileiro

O Paysandu manteve a escrita que já dura quase 11 anos e perdeu na rodada de encerramento de uma Série B do campeonato brasileiro . O algoz da vez foi o Figueirense (SC), em partida realizada no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), na noite desta sexta-feira (14).

O único gol do confronto aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo. Ou melhor, o golaço! Em cobrança de falta, o meia Xuxa colocou a redonda no ângulo esquerdo de Marcão Milanezi, que, apesar de ter vivido uma noite de destaque, não conseguiu impedir a alteração do placar.

Com o empate, o Bicola permaneceu na 11ª colocação do certame e garantiu vaga ao clube para a Copa do Brasil sub-17 de 2018. O Figueirense, por sua vez, também entrou nessa lista, mas ainda precisará aguardar o fechamento da rodada para saber se seguirá na atual 12ª posição.

De férias, os dois clubes passam a focar completamente na temporada de 2018, com reformulação de seus respectivos departamentos de futebol. No caso do Papão, os compromissos serão: campeonato paraense, Copa Verde, Copa do Brasil e Série B do campeonato brasileiro.

1º tempo: Marcão Milanezi brilha, mas Paysandu sai perdendo com golaço

Entrosado e com tranquilidade, o Paysandu começou melhor contra o Figueirense cheio de mudanças já pensando no elenco para 2018. Aos oito minutos, Caion escorou a redonda na entrada da área e Bergson arrematou de canhota. A bola passou perto e saiu pela linha de fundo..

A resposta catarinense foi cinco minutos depois, em lançamento de Xuxa que Henan recebeu na área e bateu, também de canhota, para o gol. Marcão Milanezi mostrou segurança e caiu para a defesa. Aliás, que primeiro tempo do goleiro bicolor! Aos 18, Xuxa recebeu na entrada da pequena área e chutou forte para defesaça do camisa 12.

Enquanto isso, Bergson seguia na missão de se isolar na artilharia da Série B do campeonato brasileiro. Aos 22, o atacante ganhou de Pereira na corrida e acertou um ‘sem pulo’ de fora da área. A redonda assustou o goleiro Alisson!

Mas, aos 31 minutos, uma falta a dez passos da área e Xuxa foi para a cobrança. O meia calibrou o pé esquerdo e mandou no ângulo de Marcão, que não pode fazer nada além de buscar a ‘gorduchinha’ na rede.

O placar poderia ter sido ampliado se não fosse o goleiro do Paysandu. Aos 43, Henan voltou a entrar por trás da zaga bicolor e chutou colocado para a bela defesa de Marcão. Na cobrança do escanteio, Xuxa jogou na cabeça de Henan, que testou forte e viu Milanezi salvar mais uma vez.

2º tempo: desorganizado, Papão tenta, mas Figueirense vence

O segundo tempo perdeu em volume de jogo e intensidade em relação ao primeiro tempo. A primeira chance de gol só da etapa só surgiu aos 26 minutos, em um chute da entrada da área de Rodrigo Andrade. A bola saiu à direita do goleiro Alisson.

O Papão era só ataque, mas a ansiedade de empatar – e de ver Bergson se isolar na artilharia da Série B – foi tirando a organização da equipe. O lateral direito Ayrton virou meia, o volante Rodrigo Andrade se transformou em lateral direito e o centroavante Caion assumiu o papel de ponta direita.

Pelo lado dos catarinenses, a retranca e a aposta nas saídas em contra ataque. Aos 37, quase a estratégia alvinegra deu certo. Dudu Vieira saiu pela ponta direita e cruzou para a área. A bola passou por Henan e ficou limpa para o paraense Renan Mota, que, sem marcação e na risca da pequena área, bateu de primeira e mandou pela linha de fundo.

Já nos acréscimos, aos 47, Bergson tabelou com Caion, entrou na área e só não conseguiu o tão almejado gol por o jovem goleiro Alisson mostrou coragem para astúcia o ângulo do camisa 30 bicolor e salvar o Figão.

Ficha técnica (Figueirense 1 x 0 Paysandu)

Paysandu – Marcão Milanezi; Ayrton (Willyam), Diego Ivo, Rafael Dumas e Guilherme Santos; Renato Augusto, Augusto Recife (Jhonnatan) e Rodrigo Andrade; Magno (Juninho), Bergson e Caion. Técnico: Marquinhos Santos

Figueirense – Alisson; Dudu, Marquinhos, Pereira e Guilherme Lazaroni; Abuda, Dudu Vieira, Xuxa (Jorge Henrique) e João Paulo (João Lucas); Ferrugem (Renan Mota) e Henan. Técnico: Milton Cruz

Gol: Xuxa 31’/1ºT (Figueirense)

Cartões amarelos: Renan Mota (Figueirense); Caion (Paysandu)

Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis/SC)

Data: 24/11

Hora: 20h30 (Horário de Belém)

Árbitra: Edina Alves Batista – PR (FIFA)

Assistentes: Neuza Ines BGloack – SC (FIFA) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo – SP (FIFA)